Estamos vivendo um novo normal em 2021 e, ainda em meio a pandemia, é preciso buscar alternativas e ter um plano de marketing para que seu negócio passe por esse momento e consiga se fortalecer para o novo mundo quando a quarentena passar.
Pensando nisso, criamos o plano de marketing 2021, destacando os pontos que estão em evidência e te mostrando estratégias para aplicar em seu negócio.
Plano de Marketing 2021
Conheça nossa sugestão de plano de marketing para 2021 e desenvolva o planejamento estratégico para o seu negócio.
Tenha objetivos bem definidos
Você já deve ter ouvido a frase “para quem não sabe aonde ir, qualquer lugar serve”. O mesmo vale para o seu negócio.
Não tendo objetivos muito bem definidos, sabendo onde quer chegar, quais metas alcançar e como se posicionar no mercado, não terá plano de marketing que funcione.
O seu plano de marketing 2021 precisa estar alinhado ao que você quer alcançar no seu negócio este ano. E todas as ações devem ter o propósito e serem pensadas estrategicamente para esses objetivos.
Conheça seu público e o comportamento do consumidor
Muito se fala sobre persona, cliente ideal e público-alvo. Porém, talvez na atual situação de mercado, aquelas velhas regras de criação de persona não funcione mais tão bem.
A rotina e a vida mudaram, as formas como os clientes consomem conteúdo, bens e serviços estão se atualizando, dessa forma o seu negócio precisa se atualizar também.
O comportamento de consumo mudou. Os clientes estão mais sensíveis e perceptíveis a empresas que se posicionam em assuntos relevantes e principalmente, optam por comprar de negócios que tenham valores e bandeiras alinhados aos seus.
Dessa forma, conheça o seu cliente, qual o problema que ele busca a solução e como seu produto e serviço soluciona, mas também procure entender como ele se sente, como se posiciona, quais são os valores e bandeiras as quais ele acredita.
As redes sociais nunca foram tão utilizadas, e a forma de tomar proveito disso é analisando estrategicamente os seus clientes através delas.
Entenda o novo mercado e se reposicione
Esse também é um momento de olhar ao redor e ver as mudanças. Novas redes sociais chegaram, aplicativos e o delivery explodiu na rotina de consumo das pessoas.
Logo, aproveite para observar o que está acontecendo ao redor do seu negócio, olhar para as estratégias de seus concorrentes e também de grandes players do mercado e buscar inspiração para o seu plano de marketing 2021, isso vale para as palavras-chave que você usa no seu negócio.
Avalie as novas palavras-chave que surgiram e se elas impactam no seu negócio para estruturar uma nova abordagem de conteúdo.
Crie relacionamentos
Como já dito acima, o comportamento dos consumidores mudou. Eles observam muito mais a marca antes de decidir pela compra.
Dessa forma, analise estrategicamente quais serão os canais a ser utilizados para o seu negócio: redes sociais, blog, site, e-mail marketing, atendimento via whatsapp, etc. e então crie uma linha editorial que mostre além dos seus produtos e serviços, mas que mostre o seu negócio, quem são, por que existem, no que acreditam e qual o posicionamento no mundo.
Fazer das redes sociais um catálogo apenas, pode ser um tiro no pé no seu plano de marketing 2021.
Crie um Funil de Vendas alinhado à Jornada de Compra
Todo produto ou serviço tem uma jornada de compra ao qual o cliente passa. Algumas são mais rápidas e fáceis e outras mais complexas e que demandam mais tempo e esforço por parte da empresa.
Conhecer a jornada de compra do seu produto ou serviço é importante, a fim de conduzir seu cliente através dela de forma sutil até o momento da decisão de compra. É se fazer presente na rotina dele, sem ser o “vendedor chato”.
Para auxiliar nessa condução até a compra, vale a pena investir na criação de um bom funil de vendas alinhado aos objetivos do seu negócio.
Criar conteúdo relevantes, que capte mais leads e os transforme em clientes é uma das formas mais eficaz de atração e conversão atuais, tendo em vista o grande salto que o marketing de conteúdo deu.
Esteja atento as métricas
Marketing não é uma bola de cristal, é baseado em testes. O que funciona para um negócio pode não funcionar para outro, mas isso só é possível saber testando.
Sem medo de arriscar, teste diversos tipos de conteúdos, canais de atendimento, funis de vendas, etc. e esteja atento às métricas. São as métricas que mostram o bom ou mau desempenho de cada estratégia e se vale a pena continuar ou mudar os planos.
Assim como na vida onde tudo e mutável, o marketing também é, principalmente na internet onde as coisas mudam com tamanha velocidade. Logo, esteja atento as novidades, aplique e analise seus resultados.
Por fim, vivendo um período de grandes oscilações e mudanças é importante que você esteja sempre atento ao que pode maximizar seus resultados e sempre que necessário, faça ajuste, reorganize o que for necessário e tenha sempre um plano de marketing orientado para resultados e conquista dos seus objetivos.