Como implementar uma gestão orientada a resultados3 min read

Implementando uma gestão orientada por resultados:

Implementar uma gestão por indicadores é fundamental para qualquer empresa, mas você sabe como executar?

Os indicadores são peças chave em qualquer negócio, pois apontam tanto para a situação atual da empresa quanto para os resultados que você busca alcançar.

Uma questão crucial que não se refere à análise de indicadores está disponível para comparação entre o que você busca atingir (Meta) e o cenário atual (Resultado).

Se um indicador é como um termômetro, ele serve para direcionar e gerenciar quanto caminho percorrer na trilha de busca e o objetivo que você deseja alcançar. Imagina que você tem carro, você tem gasolina, você tem uma estrada mas não tem destino e nem um mapa. É a mesma coisa com a sua empresa, ela pode ter os melhores equipamentos e estrutura, mas se não acompanha os indicadores de resultado estará limitada e fadada a estagnação.

Por isso, é fundamental que sua empresa possa ser gerenciada usando indicadores chave de desempenho ou KPIs em inglês

O que são indicadores?

Indicadores são um conjunto de dados estruturados em informações que apontam para um desempenho da empresa.

Exemplo: Uma venda gerada é um dado, o total de vendas é um indicador que indica um desempenho da empresa, isso porque, um acordo com o volume de vendas pode dizer se o resultado da empresa é bom ou não.

Tipos de indicadores:

Indicadores de resultado:

Nós temos 2 principais tipos de indicadores, indicadores de resultado é aquele que mostra se a empresa está caminhando para atingir os objetivos e metas Ex: Faturamento.

Indicadores de processo:

São os indicadores que medem ou fazem o esforço e a eficiência Ex: total de contatos e e-mails enviados para clientes.

Deve existir uma relação direta entre esses dois, de forma que você possa usar os indicadores de processo para monitorar as ações de tempo e com impacto positivo nos indicadores de resultado. Se você acompanha esses dois indicadores está dando um grande passo para não colocar em risco o controle de sua empresa.

Agora que você entendeu o que é indicadores, o próximo passo é identificar os principais indicadores do seu negócio.

Alguns exemplos:

  • Faturamento;
  • Margem bruta;
  • Lucro líquido nas finanças;
  • Conduz;
  • Oportunidades de negócios;
  • Vendas na área comercial;
  • Acessos;
  • CAC;
  • Lifetime do cliente na área de marketing.

Esses são apenas alguns exemplos e, obviamente, os indicadores variam de segmento para segmento, mas o fundamento que você deve ter em mente na hora de mapear os seus indicadores é:

  • Como eu meço um desempenho da minha empresa? (Para encontrar os indicadores de resultado);
  • Quais ações impactam diretamente nos indicadores de resultado da minha empresa? (Indicadores de Processo).

Mapeados os indicadores, você precisa definir os objetivos estratégicos do seu negócio, de forma a obter metas estabelecidas para cada um dos indicadores de acordo com esses objetivos traçados.

Na prática, isso funciona mais ou menos assim:

  • Objetivo estratégico: Dobrar as vendas no segundo semestre;
  • Indicador: Total de novas vendas em R $;
  • Meta: R $ 200.000 (disponibilize R $ 100.000 do trimestre anterior).

É importante que você estabeleça metas para indicadores de diversas áreas, para que você possa monitorar todas as esferas do negócio, por exemplo: não basta acompanhar o volume de vendas, é preciso observar se os novos clientes estão satisfeitos.

De tempos em tempos, é importante que você realize reuniões com todo o seu time para discutir os resultados alcançados

Caso os resultados não tenham sido atingidos, tome medidas corretivas e utilizem os indicadores de processo para entender se algo foi feito ou não foi feito, ou se não foi feito da forma como deveria.

Uma última dica é, criar uma cultura de acompanhamento de indicadores, criar um painel de bordo com todas as informações e estipular ou compartilhar esse tipo de conhecimento.

Esperamos que esse artigo te ajude a implementar uma gestão orientada por resultados, até logo.