Como retomar o crescimento depois da crise4 min read

O ano de 2020 está sendo um grande marco para empresas no Brasil, muitas tiveram seu fim decretado após meses de paralisação dos negócios e outras seguem na luta pela retomada do crescimento.

Para auxiliar você, EMPRESÁRIO, a garantir a recuperação em V do seu negócio, separamos algumas dicas, práticas, para sair deste cenário atual com êxito. 

Antes de falar sobre como garantir o crescimento ou a retomada do seu negócio após uma crise, é necessário compreender o fato:

O que é um CRISE?

A crise é um momento de retração do mercado, onde por falta de liquidez ou até o mesmo por falta de confiança, as pessoas passam a comprar menos, ou seja, você tem uma retração de demanda. Mas tenha atenção a isso, pois não significa que a demanda tenha sido zerada, na maioria dos casos, ela apenas sofreu uma retração. 

Como sair da crise?

No final das contas, por mais que a demanda diminua, ainda existem pessoas querendo comprar e o que você precisa fazer é:

  • Estar presente nos canais onde o seu público se faz presente, sejam eles; Google, redes sociais, e-mail ou Youtube.
  • Se comunicar com essas pessoas gerando uma percepção de valor, ou seja, agregar valor ou sanar a dor do cliente.
  • Se preparar para futuras objeções que seus clientes possam ter, devido ao momento atual; 

A soma destes 3 pontos, será decisiva para garantir que o seu negócio pode ter uma retomada estratégica.

Para onde eu tenho que ir?

O segundo ponto que você precisa ter em mente é que as vendas não acontecem por acaso, ou seja, as vendas são resultados de um processo (eficiente ou não). Como todo processo, existem números e existe uma previsibilidade, uma relação entre entradas e saídas. Se você tiver uma equipe de vendas e receber 10,20,50,100 oportunidades por mês, o resultado será 1,2,5,10,20,50,100 vendas. Ou seja, existe um padrão.

Entendendo os padrões de vendas dos últimos meses da sua empresa, você pode definir projeções e criar uma previsibilidade no seu sistema comercial.

Então pense no seguinte: quanto eu preciso faturar para sair desse cenário em que eu me encontro hoje? Isso representa quantas vendas? Um ticket médio? Vamos exemplificar uma resposta:

— Eu preciso faturar R$ 10.000 mil reais para sair deste cenário, sendo 10 vendas o que representa um ticket médio de R$ 1.000 mil reais

— E quanto de demanda (contatos, visitas na sua loja, orçamentos) você precisa para obter esse resultado comercial?

— No meu histórico de vendas, identifiquei que em média, eu preciso de 10 orçamentos (contatos, visitas etc) para gerar 1 venda.


Perfeito, temos aqui a nossa projeção para retomada do crescimento do seu negócio após uma crise. Para que sua empresa saia do cenário atual, você precisa gerar 100 orçamentos para obter 10 vendas e faturar R$ 10.000 mil reais

Em cima disso, você vai montar um plano para tornar possível essas projeções. 

Como fazer isso?

Tenha um processo de vendas pela internet!

Você precisa estar onde seu cliente está.  Cada vez mais  um processo de vendas pela Internet e não depende de canais off-line, e estar presente em canais de venda online se tornar indispensável. Implementar um processo de geração de clientes pela Internet pode ser uma dor de cabeça se você não possuir um know-how relacionado a marketing digital e vendas. Por isso separamos algumas alternativas claras para te auxiliar nesta jornada: 

Caminho 1 

Estruturar um tima interno: estruturar um time interno pode ser uma boa pedida, caso você tenha conhecimento e disponibilidade para gerenciar este tempo, mas  talvez não seja o caminho mais rápido, tão pouco o mais barato, tendo em vista que você pode usar alguém iniciante e treinar essa pessoa, o que não é tão rápido, mas tera um custo menor, ou você pode contratar alguém mais sênior, o que levará menos tempo, mas com toda certeza trará mais custos para sua empresa.

Caminho 2 

Contratar uma assessoria de marketing: A segunda opção é você contratar uma empresa especializada em estruturar este tipo de processo. Essa empresa trará todo o know-how necessário para implementar essa inteligência dentro do seu negócio criando um  posicionamento em cada canal dos canais geradores de tráfego qualificados. Posteriormente apoiando sua equipe comercial para que você consiga transformar esse tráfego em vendas.

Qual é o melhor caminho?

Tudo depende da sua realidade, não existe uma decisão “ideal” e também não existe uma fórmula mágica. Você precisa ter em mente os pôs e contras de cada uma das alternativas.  Se você não tiver processos aplicados para gerenciar um funcionário e pior se você não tiver um orçamento para contratar alguém mais experiente para executar essa implementação, muito provavelmente o melhor caminho para você é contratar uma empresa especializada para implementar esse processo. 

Se você não sabe, a Midhaus é uma empresa que coincidentemente ou não, é especializada em ajudar pequenas empresas a implementar um processo de geração de demanda pela Internet, caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre nosso trabalho, é só clicar aqui.