API do WhatsApp Business: o que é e os benefícios para o seu negócio

O Whatsapp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no Brasil. Já faz parte da rotina de mais de 500 milhões de usuário por todo o mundo. E essa popularidade se estendeu para o mundo dos negócios, quando em 2018 foi lançado o Whatsapp Business.

 

A versão comercial do aplicativo de mensagem se tornou um canal de atendimento para as empresas, principalmente com as funcionalidades trazidas com a API do Whatsapp Business.

 

Usar a API do Whatsapp Business é uma forma de expandir a comunicação do seu negócio, facilitando a forma de contato do cliente com sua empresa através de um aplicativo que é parte da rotina dele.

 

O que é a API do Whatsapp Business?

Inicialmente, entenda que API, Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações, não é uma tecnologia exclusiva do Whatsapp Business, sendo amplamente usada na internet.

 

API do Whatsapp Business

Dessa forma, API trata-se de um conjunto de parâmetros, padrões e rotinas de programação estabelecidos por um aplicativo ou software, para que possa ser integrado, usado ou acessado por outros aplicativos, redes, sistemas, softwares ou serviços.

 

Logo, a API do Whatsapp Business é um padrão que permite que você possa expandir o seu atendimento do aplicativo, ao integrá-lo à sites, blogs, plataformas de atendimento online, etc.

 

Você já entrou em algum site, no qual aparecia um ícone do Whatsapp para iniciar uma conversa? Pois, essa é a API do Whatsapp facilitando o atendimento.

 

Funcionalidades da API do Whatsapp Business

Basicamente, a principal funcionalidade e também benefício da API do Whatsapp Business é otimizar as formas de comunicação com os clientes.

 

De acordo com o próprio Whatsapp, os usuários utilizadores da API são:

“Compatíveis com um subconjunto de recursos fornecidos pelos aplicativos do WhatsApp e que podem ser implantados em um servidor, permitindo a implementação local de forma que seja possível enviar e receber mensagens programaticamente e integrar este fluxo de trabalho aos seus próprios sistemas, como CRMs, plataformas de atendimento ao cliente, etc”.

Ao fazer uma de uma integração da API, você consegue receber e enviar mensagens a partir da própria plataforma de comunicação da sua empresa, sem necessariamente acessar o app.

 

Dentre as principais funcionalidades da API do Whatsapp Business, podemos destacar:

 

  • Chatbots para Whatsapp;
  • Automação de Marketing;
  • Uso de modelos de mensagens prontas;
  • Atendimento ao cliente;
  • Otimização das formas de comunicação;
  • Marketing pelo Whatsapp;
  • Notificações;
  • Gestão de permissões e de acessos.

Diferenças entre Whatsapp, Whatsapp Business e API do Whatsapp Business

Para que você identifique qual versão fornece mais benefícios para o seu negócio, é importante conhecer as diferenças de cada uma:

 

Whatsapp

É o aplicativo usado pela grande maioria dos usuários. É a versão “doméstica” para uso como canal de comunicação entre família, amigos, equipes, empresas, parceiros de negócios, etc.

 

Whatsapp Business

É a versão voltada para o uso comercial, projetado em específico para pequenas empresas. Nesta versão é possível criar um perfil comercial, que apresente informações do seu negócio e disponibiliza a opção de tags para contatos e respostas rápidas.

 

API do Whatsapp Business

É um serviço projetado para o Whatsapp Business. Visa escalar o atendimento de todo o tipo de empresas. Através da API é possível distribuir contatos com múltiplos operadores, através de um número de telefone único. Isso quando o aplicativo é integrado a outras ferramentas de comunicação.

 

Entenda que a API é considerada um serviço para empresas e não um aplicativo. Tendo em vista que apenas com o Whatsapp Business não é possível realizar integrações a outros canais e realizar as demais funções oferecidas pela API.

 

Benefícios da API do Whatsapp Business

Que o Whatsapp é um facilitador em nosso dia a dia, isso não é novidade. Mas, quando olhamos do âmbito empresarial, ele pode ser ainda mais útil e benéfico. Dentre os benefícios em usar a API, podemos destacar:

 

Integrações com outros canais e mais recursos

Usar o Whatsapp Business já é bastante vantajoso mas, quando aliado com o uso da API integrada a outros canais, as funcionalidades oferecidas, o aplicativo fica ainda melhor.

 

Alguns exemplos de funcionalidades após integrações são:

 

  • Controle de acesso às mensagens e contatos;
  • Armazenamento das conversas em servidores seguros, além do celular;
  • Transferência de conversas entre integrantes de uma equipe;
  • Gerenciamento do relacionamento com o cliente;
  • Acompanhamento do desempenho dos seus atendentes;
  • Geração de relatórios detalhados de desempenho, incluindo satisfação do cliente.

Escalabilidade

Se você quer escalar seu atendimento, usar a API do Whatsapp Business pode ser a solução. Isso principalmente se deve a funcionalidades como respostas rápidas, por exemplo.

 

Dessa forma, você consegue acelerar o seu atendimento, melhorando o tempo de resposta e a satisfação do cliente, fazendo com que seja possível atender mais clientes em menos tempo, de forma profissional.

 

Múltiplos atendentes para um único número de telefone

Essa é outra maneira de escalar os seus atendimentos, com a possibilidade de ter vários atendentes para um único número de telefone. Isso acontece ao integrar a API do Whatsapp Business aos seus canais de atendimento.

 

Sem realizar a integração, só é possível usar um único número de telefone, que pode ser acessado apenas por um dispositivo por vez, exceto quando usados pelo navegador web.

 

Usar a API do Whatsapp Business permite que você tenha uma equipe maior de atendimento, possibilitando que cada um rastreie os seus contatos e interaja com eles e, se necessário até transferi-lo para outro atendente.

 

Whatsapp Business

Por fim, já sabendo do grande número de usuários do Whatsapp no mundo, fica claro que optar por adicionar a API do Whatsapp Business a seus canais de atendimento pode facilitar muito a comunicação entre seus clientes e sua empresa.

 

Facilitar a comunicação pode ser um fator primordial para a satisfação do cliente, seja no pré ou pós venda. Sendo assim, para melhorar a comunicação e atendimento da sua empresa, é válido pensar em estratégias profissionais com o uso do Whatsapp Business.

Posts relacionados

Siga nossas redes sociais

Eiii, vc já vai?

Antes cadastre-se em nossa lista vip e receba novidades exclusivas de Marketing e Vendas direto no seu e-mail.