O que é automação de marketing e como usa-la para vender mais

Você sabe o que é automação de marketing e vendas? Veja como potencializar suas vendas com a otimização dos serviços de marketing.
Certamente você já se deparou com aqueles e-mails respondidos rapidamente ou com aquelas redes sociais de grandes empreendedores que sempre são mantidas com conteúdos de qualidade e chamativos.
Já sentiu como se essas informações chegadas a você fossem totalmente personalizadas de acordo com o seu perfil?
Até onde foi o conforto? Você não poderia deixar de comprar esse produto, afinal ele foi feito para você, certo?
Toda essa dinâmica ocorre através de uma otimização dos processos de venda, a automação de marketing digital é a grande responsável por isso.

O que é automação de marketing e vendas?

Automação de marketing é um conjunto de processos realizados por meio de ferramentas digitais, que tem como principal objetivo automatizar ações e reduzir trabalhos operacionais para aumentar o alcance e eficiência das ações.
A automação de marketing é a principal ferramenta para construir um relacionamento com os leads e leva-los até a compra.
De forma simples: “Automatizar seu marketing é fazer de forma automatizada as ações que antes eram feitas de forma manual, tudo isso de uma forma personalizada, segmentada e escalável”.
Porém, mais do que simplesmente repetir ações, as estratégias de automação de marketing tem como objetivo direcionar a comunicação da sua empresa de acordo com os interesses, o perfil e o nível de consciência do lead a respeito do seu produto e sua empresa.
Veja abaixo um exemplo de uma automação de marketing com opções de acordo com as ações do usuário:

Como você pode perceber, as ações executadas variam de acordo com a ação do lead. Ou seja, caso o lead interaja de uma determinada forma, ele receberá uma comunicação (e-mail, sms, etc) e caso ele interaja de outra, a resposta pode ser completamente diferente.
Só ai as possibilidades são imensas, nao é mesmo?

Motivos para começar a fazer automação de marketing hoje mesmo

Preparar novos leads para a compra

Não é incomum nos depararmos com contatos que ainda não estão prontos para compra. Seja por motivos financeiros, ou por conta do seu nível de conhecimento a respeito da solução, ou por outros motivos.
Quando aquele contato termina o contato com sua equipe de vendas, qual é o próximo passo? Na maioria dos casos, ele fica perdido “no limbo” os leads e nunca mais é contactado.
Ou seja, você está deixando dinheiro na mesa!
Com uma estratégia de automação de marketing você pode continuar o relacionamento com estes contatos, seja pelo envio de novos conteúdos produzidos, ou fazendo follow ups comerciais no momento certo.

Comunicação personalizada com cada tipo de cliente

Nas ferramentas de automação existentes no mercado, é possível segmentar os seus contatos por diversos critérios, desde informações de perfil (cargo, empresa, idade, etc) como também é possível segmenta-los por interesses (ex: leu sobre produto A, ou produto B).
A partir dai é possível desenvolver uma comunicação extremamente personalizada com cada tipo de lead

Como aderir às ferramentas de automação de marketing?

Saiba que o investimento é certeiro, mas lembre-se de que sempre o retorno virá somente quando as etapas forem feitas de forma profissional e organizada.

Comece sabendo seus objetivos

A primeira etapa de tudo que queira fazer de forma eficiente e certeira, é traçar uma meta de onde se quer chegar.
Não há como saber quais ferramentas usar e qual caminho seguir se não se sabe o destino.

Adeque ao seu perfil as possibilidades

Existem ferramenta pagas, mas também existem as gratuitas. Você pode escolher de acordo com sua necessidade se contratará um serviço ou não.
Ache o melhor software ou programa para atender às suas necessidade. Sempre analise quais o meios que quer otimizar, quais você usa, se são redes sociais, sites ou email, ou ainda, todos juntos, certamente existe algum programa para suprir suas expectativas.

Escolha como será a interação com os possíveis clientes

Pode-se dizer que essa etapa faz parte do traçar uma meta. Saber como abordar cada cliente é fundamental para não deixar mecâncio o processo.
As boas estratégias de marketing são aquelas que se importam em se adequarem a cada tipo de pessoa.

Estabeleça tudo que será enviado

Após saber como são os seus leads, qual o perfil e o padrão de consumo, você precisa criar um sistema lógico de envio dos conteúdos para realizar o marketing.
Saiba chegar aos poucos, a cada nova etapa se aproxime mais dele e estreite o funil de vendas.

Veja os resultados

Sempre se mantenha atualizado sobre o quanto a automação contribuiu para você e transforme essa informação em possibilidade de melhorias.
Nunca pare de buscar o progresso, a cada dia surgem e desaparecem leads, você buscar melhorar eleva seu raio de alcance o que te manterá sempre em crescimento e excelência. Assim você conseguirá sempre atrair novos clientes.
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