A cada dia novos negócios chegam ao meio digital. Sejam negócios exclusivamente online ou físicos com vendas online, o e-commerce se mostrou se suma importância.
O comércio varejista ganha muito espaço e abrangência, pensando que ao ter uma loja virtual você é capaz de vender para todo o Brasil e até para o mundo, enquanto fora da internet, seu alcance seria sua cidade.
Se você já tem o seu e-commerce ou está pensando em iniciar, é importante sempre estar atento as novidades, tendo em vista a velocidade com que as coisas acontecem na internet.
Dessa forma, separamos 12 dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce.
12 dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce
1- Esteja atento a seus concorrentes
É muito válido estar atento a tudo o que está acontecendo no seu mercado. Desde novidades, atualizações até pequenas questões que englobam a concorrência. Ter uma visão estratégica pode aumentar as vendas do seu e-commerce.
Faça análises de mercado para entender as demandas do seu público e como o seu produto pode se tornar relevante dentro do mercado. Atento a essas características você conseguirá se munir de informações capazes de trazer diferenciais para o seu negócio.
Outra questão importante a ser monitorada são os preços. Tenha uma boa estratégia de precificação e, sempre que possível esteja ciente dos preços e estratégias trabalhadas por seus concorrentes.
Assim, você consegue precificar o seu produto de forma justa, com uma margem de lucro que seja viável e com um preço final que não destoe muito dos demais negócio da sua área.
Com as informações dos seus concorrentes, e ciente das suas prioridades, você pode definir uma estratégia baseada em:
- Diferenciação: alta qualidade e preço alto;
- Penetração: alta qualidade, preço baixo;
- Cobrança Excessiva: baixa qualidade com alto preço inicial e menor preço posteriormente.
2- Preocupe-se com a experiência de compra do cliente
O comportamento do consumidor muda de tempos em tempos, mas sem dúvida a grande maioria valoriza a experiência de compra.
Logo, situações como: erros no site, lentidão, cadastros com muitos questionários, dificuldades no cálculo do frete, cupons inválidos, etc. podem fazer com que o cliente desista da compra.
Atente-se para evitar esse tipo de erro e tenha um site intuitivo, com as informações necessárias e com fácil navegação e usabilidade. Ao melhorar a experiência do usuário, você aumenta a chance de compra.
3- Tenha processos organizados e cumpra os prazos
Uma coisa é certa, quem faz uma compra online, fica ansioso para receber sua compra o mais rápido possível. Em geral, ter opções de frete mais rápidas podem ser cruciais para a decisão de compra.
Porém, quando a demora nas entregas dos pedidos acontecem por falhas internas no seu negócio e falta de organização nos processos a situação é bem mais complicada.
Esse atraso no prazo de entrega por parte da sua empresa e não do transportador, pode fazer com que o cliente não faça uma nova compra no seu e-commerce, devido à demora no despacho dos pedidos.
Vale ressaltar que o processo de despacho pós compra no site deve ser transparente para o cliente, deixando-o ciente de cada etapa.
Dessa forma, se a demora na entrega acontece na sua empresa ou no transporte o cliente saberá, o que pode prejudicar a fidelização e compras recorrentes.
4- Cuidados na tratativa das informações
Assim como o processo de separação e envio de cada pedido deve ser transparente, o preenchimento de formulários com os dados do cliente e as informações de pagamento também devem ser.
Atualmente, a lei de proteção de dados LGPD garante a segurança na manipulação e armazenamento de dados dos seus clientes de e-commerce, sob pena de multa.
Porém, nem toda loja virtual deixa essas tratativas claras para os clientes que, muitas vezes podem se sentir inseguros em fornecer informações pessoais e dados de cartão de crédito, por exemplo.
Garantir segurança e transparência nas informações para o cliente, é um fator importante para decisão de compra.
5- Universo de marca – crie uma experiência Omnichannel
Tornar a sua marca forte e criar um universo de marca para inserir o seu cliente ajuda muito na experiência de compra.
Omnichannel é ter um padrão em todos os pontos de contato do cliente com sua empresa. Isso inclui identidade visual, tom, voz, propósito, objetivos, formas de atendimento e processos bem definidos.
Seja qual for o local que o cliente entre em contato com sua empresa, através de site, redes sociais, Whatsapp, via telefone, e-mail ou até mesmo pessoalmente, ele deve ter sempre o mesmo padrão de atendimento, baseados no mesmo processo e inclusive, fortalecendo a identidade visual da marca.
Identificar todos os pontos de contato da sua empresa e documentar todos os processos pode ser uma ótima forma de garantir que toda a sua equipe forneça uma experiência Omnichannel a seus clientes.
6- Gerencie o abandono de carrinho
É muito comum que todo e-commerce sofra com abandono de carrinho. Os motivos pelos quais um cliente desiste da compra após montar um carrinho são inúmeros, mas a melhor forma de entender e tentar reverter o abandono da compra é gerenciar essas ações.
Uma boa forma de reverter o abandono de carrinho é automatizar um e-mail para ser enviado ao cliente após ele deixar a compra. Esse e-mail pode perguntar o motivo da desistência ou oferecer uma oferta para fechar o pedido, como frete grátis ou cupom de desconto.
7- Configure sua loja no Instagram
As redes sociais são fortes aliadas do e-commerce. Logo, configurar sua loja no Instagram pode alavancar muito as suas vendas, tendo em vista a grande quantidade de usuários da plataforma.
8- Esteja presente em Marketplace
Assim como estar presente para vender nas redes sociais pode alavancar suas vendas, estar presente em sites de Marketplace como o Mercado Livre, por exemplo, pode te fazer chegar a um novo público.
Muitas são as formas de anunciar e vender no marketplace, além das inúmeras plataformas que oferecem esse tipo de serviço.
9- Tenha um sistema de gestão eficiente
Ter processos bem estruturados, podem te ajudar a gerenciar o seu e-commerce. Plataformas ERP de controle de estoque, gerenciamento de leads, emissão de notas fiscais e até de e-mail marketing podem tornar o gerenciamento da sua empresa muito mais eficiente.
10- Utilize redes sociais para alavancar suas vendas
Utilizar a função loja do Instagram é uma ótima forma de vender de forma simplificada para seus seguidores. Contudo, o uso das redes sociais pode e deve ir muito além.
Identifique em quais redes sociais estão os seus clientes e utilize-as para criar conteúdo para atração de clientes e para despertar o desejo de compra.
O Pinterest é uma ótima opção de rede social para criação de conteúdo com objetivo de conversão.
11- Inclua várias opções de checkout
Quanto mais facilitada for a compra para o seu cliente, maiores as chances de conversão em venda.
Dessa forma, inclua diversas opções no checkout, como: boletos, transferências, Pix, Cartão de Crédito, opções de parcelamento com e sem juros, diversas opções de fretes, etc.
Tente sempre antecipar as objeções do cliente, trazendo as soluções necessárias para que ele decida comprar no seu e-commerce.
12- Tenha estratégias de venda
Uma empresa deve ter uma equipe que pensa e age estrategicamente. Praticamente todas as ações de um e-commerce sejam lançamentos, sazonais, promoções, etc. tem um objetivo e uma estratégia.
Para alavancar suas vendas, combine suas ações com estratégias de venda, como:
- Upselling: consiste em oferecer um produto de preço similar ao que o cliente procura, a fim de movimentar itens em estoque com baixa saída;
- Cross-selling: oferecer produtos relacionados ao produto que o cliente procura;
- Scarcity: definir prazos de término para promoções e avisar aos clientes sobre produtos com estoque baixo, para despertar a urgência de compra.
Seguindo essas dicas e buscando agir estrategicamente, você conseguirá aumentar as vendas do seu e-commerce.