4 passos para construir uma Matriz SWOT e tomar boas decisões

Matriz SWOT é uma ferramenta que analisa as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de uma empresa, ou de uma situação específica vivida dentro da empresa. Dentro dessa matriz são analisados fatores tanto externos quanto internos. Saiba como montar a sua Matriz SWOT e aplicá-la na tomada de decisão do seu negócio.

 

O que é Matriz SWOT?

A Matriz SWOT é uma ferramenta, que quer dizer:

 

S – Stregths, as forças;

W – Weakenesses, as fraquezas;

O – Opportunities, as oportunidades;

T – Threats, as ameaças.

 

No Brasil, a matriz também ficou conhecida como FOFA. E nada mais é do que uma ferramenta capaz de realizar uma análise profunda da sua empresa ou de uma situação específica, com o objetivo de auxiliar na tomada de decisão.

 

O diagnóstico da Matriz SWOT combina fatores externos, considerando as oportunidades e ameaças, e fatores internos, forças e fraquezas. Logo, com uma análise minuciosa e estratégica, você é capaz de identificar e prever as ameaças e situações negativas, se firmando nas oportunidades e forças do seu negócio.

 

É mais comum que a Matriz SWOT seja aplicada em empresas, todavia ela é muito assertiva e ampla, podendo ser aplicada também na sua vida e decisões pessoais.

 

4 passos para construir uma Matriz SWOT e tomar boas decisões

 

Como construir uma Matriz SWOT?

Alguns passos podem te ajudar a construir a sua Matriz SWOT para auxiliar na tomada de decisão.

 

1. Defina os objetivos

Antes de todo e qualquer planejamento é preciso ter objetivos claros definidos. Na construção da Matriz SWOT também é assim. Antes de pensar nos itens que compõem a matriz é preciso que você tenha claro qual o objetivo a ser atingido com a aplicação dela.

 

2. Olhe para dentro

Com os objetivos definidos é hora de olhar para dentro do seu negócio. Quais são as forças e fraquezas dele? Pense como se fossem pontos fortes e pontos fracos.

Nas forças, pense em tudo o que seu negócio já é, mas também em todas as ferramentas e recursos que tem disponível para ir mais longe. Sabendo quais os seus recursos, você consegue identificar o que pode oferecer e quais resultados podem ser atingidos.

 

Nas fraquezas, é hora de olhar para dentro da empresa com sinceridade e identificar o que precisa ser melhorado. Reconheça as falhas e tudo o que pode prejudicar nas decisões a serem tomadas, dentro das variáveis que estão dentro do seu controle.

 

3. Olhe para fora

Dessa forma, agora é hora de olhar para o ambiente externo da sua empresa. Enxergue as oportunidades, tudo o que pode melhorar o seu negócio dentro do cenário da sua tomada de decisão. Também pare e olhe para as ameaças.

 

Dentro do seu negócio estão muitas oportunidades, mas também estão ameaças que podem não estar no alcance do seu controle. Tenha um olhar analítico para os fatores externos que envolvem o cenário estudado na sua matriz e, identifique as ameaças possíveis. Assim, você conseguirá se antecipar aos revezes que poderão surgir. 

 

4. Faça a análise da sua Matriz SWOT

De posse de todas as informações relacionadas a forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é hora de analisar. Agora você já é capaz de enxergar as informações que englobam o cenário da decisão a ser tomada.

 

Com pontos positivos e negativos em mãos, com maior clareza de todas as possibilidades você será capaz de refletir para uma tomada de decisão mais segura. Para uma melhor visualização, você pode usar a estrutura padrão da Matriz SWOT, separada por quadrantes.

Exemplo matriz swot

Ainda para te ajudar a ter clareza na tomada de decisão, coloque notas de prioridade em cada ponto abordado, seguindo um critério que faça sentido para você e seu negócio. Por fim, defina uma classificação de 1 a 5, onde 5 é excelente e 1 fraco.

 

Faça uma conta simples de multiplicação entre a sua nota de prioridade e a nota de classificação. Assim você obterá um coeficiente sobre o item, te permitindo uma visão macro da situação e um direcionamento para onde colocar os seus esforços e atenção.

 

Utilizando a Matriz SWOT na rotina do seu negócio, te dá uma visão clara sobre o que você tem e o que falta. Ainda, consegue identificar se uma ideia é viável ou no momento pode ser mais uma ameaça do que uma oportunidade.

De posse da análise da sua matriz, você caminha com confiança, levando o seu negócio a crescer. Com consciência de quais são as forças do seu negócio, você terá segurança  para lutar contra as adversidades e situações de imprevistos.

Posts relacionados

Siga nossas redes sociais

Eiii, vc já vai?

Antes cadastre-se em nossa lista vip e receba novidades exclusivas de Marketing e Vendas direto no seu e-mail.