10 Benefícios do Marketing Digital para pequenas e médias empresas

 

As empresas de pequeno e médio porte são uma crescente no Brasil. Segundo pesquisa de 2016 do IBGE, o número de empresas de pequeno e médio porte do ramo de comércio é de 96%.

 

Com o cenário da pandemia, muitos pequenos negócios nasceram, inclusive as microempresas, consideradas MEI. E para que seu negócio tenha sucesso na internet, vamos te apresentar 10 benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas.

10 Benefícios do Marketing Digital para pequenas e médias empresas

 

O poder da Internet e os benefícios do Marketing digital para pequenas e médias empresas

Ainda sobre o cenário de pandemia que estamos vivendo, uma reflexão importante é sobre o poder da internet. Com as restrições muitas empresas passaram dificuldades para se manter. Todavia, aquelas que perceberam que a internet poderia ser um braço potente do seu negócio conseguiram se reinventar.

Foi através de delivery, redes sociais e aplicativos que os negócios descobriram que é possível fazer seu produto ou serviço chegar até seu cliente.

Que ser conhecido pela comunidade ao seu redor é importante, mas, expandir seu negócio para além do seu bairro ou cidade é ainda melhor e isso é possível através da internet.

O poder de divulgação e expansão que o marketing digital proporciona é latente, porém, nem todos os empreendedores utilizam desse poder.

Dessa forma, iremos apresentar os benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas, e tudo o que ele pode agregar ao seu negócio.

1. Visibilidade

Seu negócio precisa estar onde todo mundo está: na internet! A grande maioria das pessoas utiliza a internet para pesquisa sobre produtos, serviços, comparação de preços e também para descobrir novos negócios.

Dessa forma, usando o marketing digital para sua empresa você aumenta sua visibilidade.

2. Construção de audiência qualificada

Ao fazer o marketing tradicional, você chega a todo um público sem segmentação de forma ativa, mas, isso pode ser pouco funcional, uma vez que nem todo o público que recebe seu marketing pode estar interessado no seu produto ou serviço.

Por outro lado, quando você usa o marketing digital, o público que chega até você é qualificado. Ele chegou até o seu conteúdo na internet por que se interessa pelo que você fala ou faz.

Assim, atingir as pessoas certas com seu marketing aumenta exponencialmente a chance de conversão de vendas.

3. Escalabilidade

A internet não tem fronteiras. Seu negócio pode atender ao mundo inteiro se você quiser.
Um dos maiores benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas é a escalabilidade, isso é, atender todo o público que você quiser.

 

Essa escalabilidade pode ser muito maior quando seu produto é digital, não havendo necessidade de despacho por Correios ou transportadoras.

 

4. Análise da jornada de compra do seu cliente

Assim como o marketing e a forma de vender evoluíram, o comportamento do consumidor e a jornada de compra também mudou. Com o poder da internet, basta um clique e surgem inúmeras comparações de preços, concorrência, produtos similares, etc.

Por isso é tão importante ter o marketing digital consolidado no seu negócio. Entregar o conteúdo que o seu cliente precisa e que o atraia para o seu negócio o coloca na jornada de compra.

Quanto mais atraído ele é pelo seu conteúdo e pelo seu negócio, mais a jornada de compra se estreita. É a nutrição do seu lead dentro da jornada de compra que levará ele até a conversão.

 

5. Criar relacionamento com seus clientes

Mais uma vez o conteúdo é o responsável pelo estreitamento do seu relacionamento com o cliente. É através dele que você cativa, comunica seus valores, bandeiras e objetivos.

Logo, seus clientes alinhados com seu negócio se interessam e engajam com seu conteúdo, estabelecendo assim um relacionamento. Tudo isso cria um senso de confiabilidade, favorecendo que o cliente compre seus produtos ou serviços.

 

6. Fidelização

Como anda o pós venda da sua empresa? Os seus clientes são fiéis e apaixonados pelo seu negócio? Fidelizar um cliente custa mais caro do que conquistar um cliente novo.

 

O marketing digital auxilia no pós-venda do seu negócio, onde você consegue mostrar para o cliente que se importa com ele mesmo após a compra. Estratégias de pós venda baseadas em marketing digital podem ajudar na fidelização dos seus clientes.

 

7. Autoridade no seu nicho

Quando você utiliza as diretrizes do marketing digital e cria conteúdo de valor e transformador na internet, você é visto como autoridade dentro do seu nicho. Logo, a empresa vista como autoridade se torna a primeira opção para quando o cliente decide pela compra.

 

Além disso, ser visto como autoridade faz com que seus clientes engajem com seu negócio na internet, melhorando o relacionamento entre vocês.

 

8. Destaque entre os concorrentes

Na internet a batalha de concorrência é mais justa, empresas de todos os portes têm as mesmas oportunidades de se destacar. Sendo assim, quanto mais você aparecer para sua audiência, entregando conteúdo de valor, mais você se destaca no seu mercado e entre seus concorrentes.

 

9. Custo x Benefício

Quando comparado ao marketing tradicional offline, os benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas se destacam pelos custos. Com ele, você é capaz de atingir o mundo todo sem gastos exorbitantes.

 

Além de conseguir segmentar seu público e consolidar sua autoridade. Os custos de anúncios na internet são muito menores do que anúncios em jornais, revistas, rádio e TV.

 

10. Errar rápido, acertar ainda mais rápido

Tudo na internet está na velocidade de um clique. Dessa forma, você consegue rapidamente pôr em prática alguma estratégia de marketing digital, entender suas métricas e mensurar os resultados.

 

Caso não seja satisfatório, é muito mais simples, rápido e barato corrigir. Em tempo, o marketing digital tem inúmeras métricas que podem ser estudadas, fornecendo melhorias para o seu negócio.

 

marketing digital e redes sociais para pequenas e medias empresas

Com tantos benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas, você pode alavancar seu negócio com o auxílio da internet.

 

Muitos são os canais em que você pode trabalhar seu conteúdo e seu marketing, dentre eles redes sociais, vídeos, podcasts, sites, blogs, e-mail marketing, dentre outros.

 

Com tantas possibilidades, seu negócio irá se fortalecer e expandir, utilizando o poder na internet a seu favor.

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