Como montar um Plano de Tráfego para seu E-commerce

Planejar é a forma mais eficaz de obter resultados em uma empresa. O mesmo acontece para lojas virtuais: o tráfego equivale aos clientes que visitam uma loja física. Logo, se você quer melhorar as vendas online, você precisa montar um plano de tráfego para o seu e-commerce. 

 

A concorrência no meio digital está cada vez mais forte. Por isso é preciso pensar de forma estratégica e inteligente para criar um plano par aumentar as visitas do seu e-commerce, fazendo com que ele consiga se destacar no mercado.

 

Neste artigo, vamos te ajudar a montar o seu plano de tráfego para o seu e-commerce.

 

O que é um Plano de Tráfego para E-commerce?

Um plano é ter documentado todas as ações e estratégias a serem executadas para atingir uma meta. 

 

Dessa forma, sabendo que gerar tráfego parte da atração de leads para o seu e-commerce, seja através de estratégias orgânicas como um funil de vendas ou de um anúncio, é ter um plano de tráfego, definindo ações e estratégias a fim de buscar visitas para o seu site. Ações essas pautadas nas diretrizes do marketing digital.

 

Dessa forma podemos entender um plano de tráfego para e-commerce como um plano de marketing digital para e-commerce.

 

Independentemente do tamanho do seu e-commerce, ações planejadas de marketing são um pilar fundamental para o sucesso do negócio, por isso é tão importante ter o seu plano de tráfego.

 

Talvez hoje, suas ações diárias e automáticas podem estar “dando resultado”. Porém, ao longo prazo, ações que não sejam bem planejadas, com estratégias apropriadas para a sua empresa e organizadas com antecedência podem não ser tão eficazes. Por isso ter um plano de tráfego é tão importante.

 

Como Montar um Plano de Tráfego para o seu e-commerce

Como Montar um Plano de Tráfego para o seu e-commerce

Alguns pontos importantes precisam ser considerados na hora de criar o plano de tráfego para o seu negócio. São eles:

 

1 – Tenha Metas

É muito importante ter clareza sobre o que quer alcançar com suas ações. Por exemplo: por que gerar mais tráfego para seu e-commerce? Por que investir em ações de Marketing Digital? Você quer gerar um tráfego de leads qualificados, prontos para comprar em sua loja, ou um volume de leads de todos os tipos? Quantos clientes quer converter? Em quanto tempo?

 

Essas são apenas algumas questões que podem direcionar suas metas. Crie metas reais para o que sua empresa é capaz de atingir a curto, médio e longo prazo. Olhe para dentro e busque ser objetivo, sem se medir pela concorrência.

 

Somente com metas e objetivos claros e quantificáveis você conseguirá criar um plano de tráfego para o seu e-commerce que seja realmente eficaz.

 

2 – Público-Alvo e Persona

As suas ações de marketing para gerar tráfego precisam ser direcionadas para um público-alvo. Logo, é importante conhecer o público do seu negócio e as possíveis segmentações, a fim de direcionar comunicações assertivas para cada tipo de público e suas preferências.

 

Além do público como um todo, conheça bem quem é a sua persona, quais seu comportamento enquanto consumidor, quais as suas preferências e expectativas.

 

 Você pode aproveitar as redes sociais, por exemplo, para fazer pesquisas sobre o seu público a fim de validar informações, como:

 

  • Como seu público faz pesquisas de produtos ou serviços no Google;
  • Como ele decide qual a melhor opção para compra;
  • O que faz ele optar por seu e-commerce ou pelo do concorrente;
  • Quais soluções você oferece para ele;
  • Como ele conheceu seu e-commerce.

3 – Mapeie a Concorrência

Mapear os seus concorrentes e entender as suas ações e estratégias auxilia muito no seu posicionamento e também nas suas ações de marketing.

 

É importante ressaltar que não se trata de copiá-lo, mas sim de conhecer o terreno no qual está trabalhando. Olhar para dentro do seu negócio é de suma importância e deve ser sempre o primeiro ato, contudo conhecer o que está acontecendo em volta garante o posicionamento do seu negócio no mercado.

 

4 – Cronograma e Planejamento Financeiro

Mais importante do que ter metas, é ter prazos pré-determinados para atingi-las. Somente com prazos é possível criar um cronograma, a fim de determinar ações, medir resultados e fazer ajustes.

 

Além de determinar um cronograma, é de suma importância determinar um orçamento para o seu plano de tráfego para o seu e-commerce. São inúmeras as possibilidades de plataformas, ferramentas e sistemas digitais capazes de compor o seu plano de tráfego e impulsionar o seu e-commerce. 

 

Todavia, a grande maioria delas são pagas, por isso é tão importante ter um orçamento bem definido.

 

Faça previsão de gastos e durante a aplicação do seu plano de tráfego, faça medições de ROI (retorno sobre o investimento) para cada ação – calcular o ROI de plataformas online como um e-commerce onde o controle de informações é mais preciso, é bem mais fácil do que em uma loja física, aproveite essa facilidade!

 

Se dedicar a elaboração do seu plano de tráfego para seu e-commerce pode ser de certa forma trabalhoso, mas ter as estratégias traçadas facilita a execução do plano sem esquecer nenhum detalhe.

 

Vale a pena sentar com o seu time, entender os pormenores do seu negócio, identificar gargalos e também pontos fortes e assim, criar um plano de tráfego para o seu e-commerce que seja realmente eficaz. 

 

Planejar com antecedência reduz as possibilidades de erro e a perda de tempo e de dinheiro com tentativas e erros e também com retrabalho.

 

Onde trabalhar o seu Plano de Tráfego para o seu e-commerce

As possibilidades de fazer marketing na internet são incontáveis, e é sim, possível trabalhar com vertentes que não custem uma fortuna para o seu negócio, mas que tragam resultados.

 

Para um plano de tráfego para o seu e-commerce que gere resultados, o marketing do seu negócio deve estar presente em 5 pilares:

 

Marketing de Busca

O Google faz parte da rotina de todos nós. Logo, é impossível ignorar a presença dele na jornada de compra do seu cliente. Atualmente o Google é a principal porta de entrada para lojas virtuais no Brasil. Dessa forma, o seu e-commerce precisa estar bem posicionado nos mecanismos de buscas.

 

Além de trabalhar o SEO do seu site, você pode começar investindo em Google ADS, aumentando a alcance do seu e-commerce. O custo desse tipo de anúncio é menor, tendo em vista que a cobrança só é efetivada a partir de cliques nos anúncios.

 

Marketing de Relacionamento

Mais importante do que atrair é manter o seu cliente! E ele só se mantem em sua carteira de clientes através de um bom relacionamento.

 

Invista em bons canais de comunicação e também preze por um bom padrão de atendimento por parte da sua equipe. O Marketing de Relacionamento pode ter suas ações voltadas para as redes sociais. 

 

Elas melhoram o engajamento dos seus clientes com suas publicações e tornam o contato dele com seu e-commerce recorrente, melhorando o relacionamento entre seu negócio e seus clientes.

 

E-mail Marketing

Além do uso das redes sociais para se relacionar com os clientes, o E-mail Marketing é um pilar importante para a comunicação do seu negócio.

 

A utilização de E-mail Marketing garante que a sua comunicação chegue diretamente ao cliente. Essa ferramenta pode ser usada com estratégia a fim de não se tornar inconveniente para os seus clientes.

 

Utilize para comunicar ofertas, mas principalmente para fortalecer relacionamento como, por exemplo, parabenizando em aniversários, comunicando uma novidade em sua linha de produtos ou para fazer lembretes de compras. Quanto mais personalizada for a comunicação neste canal, mais esse cliente seja impactado.

 

Marketing de Conteúdo

A produção de conteúdo tem por objetivo atrair clientes para o seu e-commerce, fornecendo informações relevantes que eduquem o seu público e ajudem a conhecer melhor o seu produto ou serviço.

 

Tenha um calendário editoria a fim de criar conteúdo de valor que atinjam os diversos segmentos do seu público, sempre se baseando na jornada de compra do cliente e no funil de vendas do seu negócio.

 

Anúncios

Atualmente, os anúncios são os maiores geradores de tráfego para e-commerce. Ao utilizar plataformas como o Google ADS e Facebook ADS, você direciona seus anúncios para um público qualificado, que estará pronto para a compra ao visitar seu e-commerce.

 

Dessa forma, conheça seu público, quais dos seus produtos atendem esse público e anuncie para eles.

 

Dicas para aumentar o tráfego do seu e-commerce

Dicas para aumentar o tráfego do seu e-commerce

Ao pensar em atrair tráfego para o seu e-commerce, é importante pensar no ambiente antes de chegar a seu sie de fato. Pense em onde os seus futuros clientes estão antes de conhecerem seu negócio e serem direcionados para seu site. 

 

Assim, pensando nas redes sociais e nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo, é mais simples agir para aumentar o número de visitantes do seu e-commerce.

 

Use estrategicamente as redes sociais

As redes sociais estão lotadas de usuários de todos os tipos, com os mais variados comportamentos de consumo. Logo, conheça o seu negócio e o seu produto e defina quais as melhores redes sociais para investir.

 

Por exemplo: se o seu produto tem um bom poder de imagem, vale a pena investir no Pinterest e no Instagram. Já para um público mais ativo e apressado o Twitter pode ser interessante para links tentadores e mensagens rápidas de impacto. Já o LinkedIn é voltado para negócios B2B.

 

Conheça seu público e seu produto e utilize a rede social que melhor se encaixe no que seu e-commerce oferece.

 

Conteúdo Relevante

De nada adianta acertar na rede social para trabalhar o marketing do seu e-commerce se o conteúdo não for atrativo. 

 

Seja no seu site ou nas redes sociais, é importante que os seus clientes encontrem os conteúdos que procuram e que sejam complementares ao produto ou serviço que você vende. 

 

Crie conteúdos que agregam, que sejam autênticos, que eduquem seus leads e que dê autoridade para seu negócio.

 

Conteúdo relevante é importante para seus clientes e também para um bom posicionamento no Google, uma vez que ele considera o tempo que um usuário passa no seu site – além de vários outros quesitos de SEO.

 

Otimize o seu site

Para facilitar o bom posicionamento do seu e-commerce no Google, é importante otimizá-lo dentro das diretrizes de SEO. Dentre as boas práticas que trazem resultados, vale a pena investir em um blog paralelamente ao seu e-commerce. 

 

Além de gerar conteúdo relevante para os seus leads e clientes você consegue otimizar o seu site para o SEO.

 

Invista em anúncios

Os anúncios completam todas as demais estratégias que você pode aplicar ao seu negócio. São eles que ajudam o seu negócio a chegar em públicos que antes nem sabiam da existência do seu e-commerce.

 

O Facebook ADS, que permite anunciar no Facebook e no Instagram pode ser uma forma mais acessível de criar anúncios, decidindo o valor diário a ser gasto, controlando assim o seu orçamento.

 

O Google ADS possuí inúmeras formas de anunciar, e com certeza alguma delas será a mais eficaz dentro do seu negócio.

 

Uma nova possibilidade de anúncios é através do Pinterest ADS, que chegou no Brasil em abril de 2021, e apesar de poucos estudos de caso sobre anúncios na plataforma, merece uma atenção, tendo em vista a quantidade expressiva de usuários que passam várias horas no Pinterest durante o dia.

 

Conheça seu negócio e o seu público e então, escolha a melhor ferramenta de anúncios para investir.

 

Faça Remarketing nas redes sociais

Se você trabalha com anúncios nas redes sociais, uma carta na manga para aumentar o número de visitantes para o seu e-commerce é através de Remarketing.

 

Remarketing nada mais é do que ter anúncios do seu e-commerce aparecendo nas redes sociais de usuários que já estiveram em seu e-commerce, mas não completaram a compra.

 

Através do Remarketing o cliente é lembrado do seu negócio e da compra não concluída, podendo seguir seu e-commerce nas redes sociais, consumir mais do seu conteúdo até que esteja pronto para a compra.

 

Por fim, criando o seu plano de tráfego para o seu e-commerce de forma estratégica e inteligente, garantindo a execução das ações e mensurando os resultados, você conseguirá aumentar consideravelmente o número de visitantes no seu site e consequentemente aumentado o seu lucro.

 

A internet é uma grande porta para chegar aos mais variados tipos de pessoais em todo o Brasil e no mundo. Aproveite essa possibilidade de expansão e posicione o seu e-commerce no mercado, seguindo nossas dicas e sugestões para o seu plano de tráfego.

 

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