Tudo o que você precisa saber sobre Google Ads

Google Ads, conhecido antigamente como Google Adwords, é a ferramenta de anúncios do Google.

 

Atualmente os anúncios feitos através do Google Ads podem ser para o próprio Google, no YouTube, na Play Store, no Gmail e de display em sites e blogs.

 

Criando uma boa campanha de anúncios no Google Ads, você pode multiplicar muito o seu ROI (retorno sobre investimento). Investir no Google Ads é investir no seu próprio negócio, aumentar a venda dos seus produtos e gerar mais receita.

 

O que é Google Ads?

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, que vêm crescendo exponencialmente ano após ano. Pode parecer simples, as empresas pagam para aparecer no Google.

 

Olhando superficialmente, sim, é isso mesmo. Mas ao se aprofundar mais, é possível encontrar razões do por que é tão utilizado.

 

Quando você anuncia no Google, você cria as suas próprias campanhas, dentro das diretrizes que fazem sentido para seu negócio. Isso inclui, fazer anúncios extremamente segmentados para o seu público alvo, aumentando consideravelmente a conversão em vendas.

 

Google Ads

 

Logo, trata-se muito mais do que pagar para aparecer nas buscas. É pagar para aparecer nas buscas de uma audiência altamente qualificada e interessada no que você vende.

 

Essa segmentação é ainda mais assertiva com o uso de palavras-chave e cookies usados para rastrear o comportamento online de seus potenciais clientes.

 

Formas de anunciar no Google Ads

De acordo com o próprio Google Ads, hoje as 4 principais formas de anunciar são:

 

Anúncios na rede de pesquisa

São os anúncios que aparecem na rede de pesquisa, quando um usuário busca por uma palavra-chave no Google. Eles aparecem no início e no final das páginas de pesquisa, identificados com a palavra “anúncio” ao lado do título.

 

A grande vantagem é que o pagamento pelo anúncio é feito quando a pessoa clica no link. Logo, por se tratar de resultados de pesquisas, são indicados para alcançar pessoas que buscam por alguma solução específica ao qual seu produto ou serviço pode solucionar.

 

Anúncios de display

São anúncios mostrados em sites e blogs, que juntos formam a rede de display. São anúncios gráficos, isto é, formados por imagens e textos.

 

Falando em números, esse tipo de anúncio atinge 90% dos usuários da Internet no mundo todo. Indo mais além, são anúncios que são exibidos em mais de 2 milhões de sites e em mais de 650 mil apps no mundo.

 

Se optar em anunciar por display, algumas opções de segmentação podem ser utilizadas, como: palavra-chave, localização, segmentação e remarketing.

 

Dentre as opções de anúncios gráficos de display, o Google Ads fornece:

 

  • Texto: anúncios em formato de caixa de texto, sem imagens e que incluem título, nome da empresa, descrição e URL de destino;
  • Gmail: anúncios personalizados que aparecem diretamente na caixa de entrada dos usuários do Gmail;
  • Banner: anúncios gráficos onde podem ser utilizadas imagens, animações, elementos interativos e layouts personalizados;
  • Aplicativo: são anúncios que aparecem em aplicativos.

Anúncios de aplicativos

São anúncios destinados exclusivamente para quem tem aplicativos. Você pode aumentar o alcance do seu app promovendo-o para usuários de dispositivos mobile.

 

Anúncios no YouTube

São os anúncios que aparecem no início e meio dos vídeos. O YouTube pode ser um bom local para anunciar tendo em vista que conta com mais de um bilhão de usuários.

 

De acordo com o próprio YouTube, você só paga pelo anúncio se a pessoa interage com a sua campanha. Dessa forma, se o usuário pular seu anúncio antes de atingir 30 segundos você não paga.

 

Como funciona o Google Ads?

Não basta só pagar para aparecer. O sistema de ranqueamento dos anúncios no Google Ads é por leilão. Basicamente é oferecer dinheiro em troca de cliques, mas nem sempre ganhar quem paga mais.

 

Alguns fatores de qualidade são usados para ranquear os anúncios, chamados de Ad Rank.

 

Entenda o Ad Rank

O Ad Rank é calculado pela seguinte fórmula:

 

Índice de Qualidade (IQ) x Lance (CPC Máximo)

 

Isso significa que não necessariamente aparecerá primeiro o anúncio de quem paga o maior valor, mas sim aquele com maior índice de qualidade.

 

Esse índice de qualidade é avaliado através de uma nota de 0 a 10, e seus componentes de avaliação se baseiam em:

 

  • Relevância;
  • CTR;
  • Página de destino.

Perceba, que até a página para qual o anúncio levará é considerada. Portanto, criar conteúdos com qualidade e com bom visual podem contar mais do que o valor que você está disposto a pagar por um clique.

 

Diferenças entre Google Ads e Facebook Ads

É muito comum pensar que o Google Ads e o Facebook Ads são a mesma coisa. Mas não são.

 

A primeira diferença básica é que o Facebook Ads gerencia anúncios que são apresentados apenas no Facebook e no Instagram, enquanto o Google Ads apresenta anúncios por pesquisas no próprio Google, em sites, blog, YouTube e E-mail.

 

Google Ads ou Facebook Ads

Em geral, por mais que haja a possibilidade de segmentar os anúncios do Facebook, os resultados através deles podem não ser garantidos.

 

Isso porque os anúncios do Facebook Ads são passivos, aparecem no feed, stories e página inicial do público que você segmentou sua campanha. A pessoa pode não estar interessada no que seu anúncio apresenta e nem sequer reparar nele.

 

Por outro lado, os anúncios feitos no Google Ads têm um retorno praticamente garantido, uma vez que podem ser considerados ativos. Eles aparecem quando um usuário faz uma pesquisa, ou seja, quando ele está procurando pelo que você tem a oferecer. Dessa forma, a conversão em vendas é muito mais fácil de acontecer.

 

Vantagens do Facebook Ads

As vantagens de usar o Facebook Ads estão mais voltadas a criar para sua empresa uma presença digital consolidada. Alcançado mais público e construindo um relacionamento com esse lead.

 

Assim, você atrai pessoas nos estágios iniciais da jornada de compra do seu produto ou serviço, e leva-o por toda o seu funil de venda, através dos conteúdos das redes sociais, até que ele esteja pronto para comprar.

 

Por fim, fica claro os benefícios de anunciar no Google Ads. Os resultados são praticamente imediatos, tendo em vista o grande fluxo mundial de usuários da Internet fazendo pesquisas no Google e consequentemente propensos a serem atingidos por seus anúncios.

 

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