A quantas propagandas de hotéis você já assistiu nesta semana? e no mês? Ao parar para refletir, fica fácil perceber como o processo para atrair hóspedes mudou.
Tradicionalmente, uma família que saía para uma longa viagem, ao precisar fazer uma pausa para descanso, encontrava um hotel e, havendo disponibilidade de vagas, fazia o check in.
Hoje, a viagem é completamente planejada e quem não se antecipa ao construir um relacionamento com seus clientes em potencial certamente fica para trás.
Entenda, a partir deste artigo, como impulsionar o seu hotel, até mesmo em baixa temporada.
O comportamento do consumidor no setor hoteleiro
Como explicar essa mudança de comportamento? Um dos grande fatores é a crescente concorrência. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em um levantamento de dados em 2016, havia no Brasil 31,3 mil estabelecimentos de hospedagem.
Do universo desses serviços, 47,9% eram hotéis, e o restante estava dividido entre pousadas, motéis e pequenas instalações.
Neste mercado, um dos maiores desafios é conquistar um público e garantir a sua fatia do mercado diante de preços cada vez mais baixos.
Outro desafio é conquistar a estabilidade no mercado hoteleiro. No país, o serviço de hotelaria é extremamente importante para a movimentação do PIB, já que em um ranking dos países com as maiores indústrias de turismo do mundo, o Brasil está em décimo lugar.
Entretanto, a base da economia brasileira não é o turismo como acontece em outros países, como a Malta e a Croácia que têm 15% de seus PIBs em torno desse segmento e dependem muito mais dessa área.
O fato de o Brasil estar entre os dez mais no ranking de indústria de turismo do mundo significa que para os empreendedores hoteleiros, esse ramo é lucrativo, mas isso não é suficiente, pois a cada variação do mercado, ou a constante variação entre baixa e alta temporada, essa indústria sente drasticamente a alteração da requisição do serviço de hotelaria, alem disso, em muitos lugares a economia do turismo é extremamente dependente de ações do estado, tanto em nível federal quanto estadual e municipal.
As primeiras dificuldades dos hotéis
A princípio, um hotel é o nome que se passa na cabeça de qualquer viajante. O conforto, serviço de quarto e segurança atraem fortemente aqueles peregrinos temporários.
Mas nem sempre é a escolha final para estadia de uma pessoa. Muitos procuram lugares como albergues, pensões, quartos em casas familiares, pousadas, entre outros serviços.
Essas escolhas se dão principalmente pela questão financeira, já que as outras opções geralmente dispõem de menos regalias, mas também são mais baratas. O serviço de hotelaria precisa constantemente disputar vaga nesse mercado. Em território brasileiro, 31,9% dos estabelecimentos de hospedagem são pousadas.
A disputa continua com os novos serviços online de reserva e acomodações de quartos que não necessariamente são hotéis ou pousadas, mas sim casas, apartamentos, kitnets e cômodos alugados por um curto período de tempo.
De acordo com uma matéria publicada pela revista Exame, da editora Abril, no Brasil o Airbnb, plataforma que possibilita o aluguel de casas, apartamentos e outras residências geralmente por um curto período de tempo, gera um PIB três vezes maior que os hotéis, e é considerado a maior rede mundial da área, tendo mais quartos que qualquer hotelaria.
Mas a principal dificuldade encontrada não são as concorrências ou simplesmente o custo, afinal, todos sabem o quão bom é a estadia em um hotel; o maior problema é a baixa temporada, que diminui ainda mais a demanda e faz com que a concorrência seja ainda mais feroz.
Se é um hotel, disponha serviços de hotel!
O esperado por todos que alugam um quarto de hotel é receber o conforto, atendimento de quarto e segurança. Se você trabalha com hotelaria, ofereça todo o serviço possível.
Toalhas, sabonetes e shampoos são o mínimo esperado, não trabalhe com baixos padrões, estabeleça um nível e sempre o mantenha.
Quem se hospeda, espera ter toda a facilidade que não há no dia a dia. É importante o hotel conter tudo muito próximo a si, como farmácias, lanchonetes, restaurantes e entretenimento, mas o ideal, é tudo existir no seu hotel, a satisfação da clientela será maior pela comodidade.
Sempre ofereça informações turísticas e bom atendimento. Quem vai a algum lugar, possui o desejo, ainda que seja mínimo, de conhecer mais sobre o ambiente, cultura, crendices e costumes.
Finalmente, é fundamental que o consumidor tenha uma experiência muito agradável com qualidade de atendimento, ambiente sofisticado e boa disposição do conforto.
Com estes cuidados, certamente o seu hotel satisfará os clientes por possuir uma abordagem profissional, aspectos fundamentais para o marketing do empreendimento.
Desenvolva uma estratégia de marketing para seu hotel
Estes desafios podem ser facilmente superados a partir de uma boa estratégia de comunicação, com foco em um trabalho de marketing digital, buscando com isso construir um relacionamento com seus clientes em potencial.
No mercado, seja qual for o ramo, existem os empreendedores, produtores, o que é produzido e os clientes.
A hotelaria não foge a regra. Cada pessoa é um hóspede em potencial, mas o produto não chegará até ele “do nada”, você precisa apresentá-lo de forma que o convença da importância, benefícios e necessidade que ele tem de ir ao seu hotel.
Todos precisam de férias, descanso e lugares para refugiarem e esquecerem-se de todas as suas obrigações e rotina. Nada melhor do que o seu hotel, certo?
Isso precisa estar na mente das pessoas antes mesmo da presença física. O que você, com seu estabelecimento de hospedagem, tem a oferecer àqueles possíveis hóspedes? Como você se comunica com ele durante as fases da jornada de compra?
Como você faz, para na prática, despertar o desejo pela sua oferta?
Se você não ajudar o seu prospect a responder esta pergunta (por meio de uma EXCELENTE comunicação online), certamente ele não irá fazer isso sozinho.
Como desenvolver uma estratégica de marketing online?
Veja a seguir algumas das etapas mais importantes para você, responsável ou dono de hotéis, realizar e promover seu negócio.
Conheça seu produto e seu cliente:
Conheça seu cliente e seu produto como a palma da sua mão. Você precisa conhecer cada detalhe do seu produto e como ele agrega valor para o seu cliente em potencial. Caso você não consiga responder quem é seu cliente ideal, talvez seja hora de pensar no desenvolvimento de uma persona
Ao conhecer a sua equipe, serviços e clientes, poderá traçar um plano de metas, melhorias e investimento, apresentar ao público as inovações e excelência do atendimento e apresentar a uma empresa especializada em marketing turístico.
Trabalhe com ofertas reais:
Não faça marketing falso! A princípio a promessa do alto luxo ou de atendimento diferenciado, caso inexistente, pode lhe trazer diversas pessoas interessadas no novo, mas que não ficarão ou não se tornarão clientes constantes devido às frustrações das falsa promessas, ou pior, isso pode trazer uma grande quantidade de reclamações para seu estabelecimento.
Implemente pesquisas de satisfação:
Sempre faça pesquisa de satisfação e procure melhorar! Isso lhe trará a confiabilidade e relevância no mercado. Todos sempre buscam pelo melhor possível alcançável, se seu hotel oferecer melhorias, com certeza ele se destacará em relação aos outros.
Encontre os parceiros corretos:
Contrate uma empresa especializada em marketing turístico. Muitos empreendedores não conseguem evoluir por não dar valor aos profissionais de marketing, preferindo economizar e não crescer ao invés de investir para ter um retorno futuro.
Estes foram os papéis fundamentais para todo hoteleiro, mas se você realmente quer impulsionar seu hotel, é preciso mais!
A regra para o sucesso é simples, não basta fazer o melhor, é preciso divulgá-lo profissionalmente.
Todas as etapas devem ser seguidas, e rebuscadas quando possível. Mas é necessário mais, você precisa de ajuda profissional.
O investimento é algo bom e necessário, ao contratar um especialista em marketing turístico, você estará deixando nas mãos de um profissional a responsabilidade da divulgação e da promoção do nome de seu estabelecimento. Não é algo opcional se você quer crescer, é extremamente importante, é obrigatório.
Como não sofrer com a falta de hóspedes na baixa temporada
O processo de marketing para seu hotel é constante e nunca acaba. Quando mais resultados, e maior o alcance da sua marca, mais atenção deve ser dada aos processos de marketing online.
Enquanto isso não chega, entenda como não passar pelas crises da baixa temporada
Durante todo o ano, os hotéis funcionam e recebem clientes, entretanto durante a baixa temporada, período do ano em que a maioria das pessoas trabalham e estudam, o fluxo turístico diminui e muitos quartos de hotéis ficam vazios.
Para não passar por isso, é preciso ter seguido as dicas acima, manter o padrão de qualidade e divulgar e traçar boa estratégia de marketing para seu hotel.
Faça marketing durante todo o ano; em alta temporada (período de férias escolares e de muitas empresas) lance campanhas publicitárias de seu hotel, mostre o conteúdo existente, toda a qualidade que promove e o que há de inovador e diferenciado em relação aos outros.
Mas isso não é tudo; se seu hotel ainda não tem grande relevância no mercado, não aproveite a alta temporada para subir os preços só por motivo de haver demanda, seja ponderado e estrategista, faça promoções para atrair pessoas e assim elas conhecerão seu estabelecimento.
Durante a baixa temporada, mais que nunca, faça campanhas e crie diferenciais para os hóspedes. Para conseguir ter bons lucros, é preciso de muito investimento em agradar os clientes, que satisfeitos, praticarão o marketing primitivo, o boca a boca, fazendo-o ganhar popularidade.
Como identificar a melhor estratégia de marketing para o meu hotel?
Se você acompanhou essa leitura até aqui, aprendeu a importância do marketing, mas isso não significa que sabe como fazê-lo. Por isso é importante encontrar uma equipe de profissionais que se dedicam a estudar as constantes mudanças dos mecanismos de busca online e novas possibilidades de publicidade no mundo virtual ou físico.
Muitos não entendem o porquê de contratar uma empresa especializada em marketing turístico, mas quando descobrem os seus benefícios, ficam surpresos com os rápidos resultados. O segredo do seu sucesso pode estar na simples escolha em conhecer quem tem potencial para te fazer crescer.