Marketing digital para o setor de turismo

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

A internet é hoje a principal ferramenta de vendas para as empresas do setor de turismo. Se sua empresa não tem uma presença digital forte, é bastante provável que ela seja ultrapassada pela concorrência nos próximos anos.
A maioria das pessoas, antes de viajar, inicia seu processo de compra através da internet, seja pesquisando o destino, ou até realizando cotações.
Por mais que essa pessoa faça a contratação em uma loja física, dificilmente faz isso sem antes ter realizado uma ampla pesquisa sobre o destino.
Os sites que são mais facilmente encontrados nas buscas, costumam sair na frente daqueles que não possuem um bom posicionamento online, atrelado a isso estas empresas ainda possuem preços e ofertas muito acima do que a maioria do mercado das OTA’s e agências tradicionais consegue oferecer.
E mesmo para as empresas que desenvolvem algum tipo de trabalho na internet, é necessário estar atento para que todo o esforço e dinheiro gasto não vá por água baixo. Por isso, separamos estas dicas para ajuda-lo a se posicionar e ter sucesso com marketing digital e com isso aumentar suas vendas.

1. Conheça seu público

Investir em marketing sem pesquisa dificilmente trará resultados positivos.
Conhecer o público da agência é essencial para saber escolher desde os conteúdos presentes na internet até as plataformas a serem utilizadas. A partir disso, você poderá adequar os seus serviços ao público potencial da empresa e atrair novos clientes.
Se você acredita que basta compartilhar ofertas e mais ofertas dentro do facebook e os clientes virão até você, é melhor ir tirando o cavalinho da chuva (sendo bem sincero).
Qualquer ação, seja ela qual for, caso seja feita sem planejamento acarretará em mais dinheiro jogado pelo ralo. Por isso antes de iniciar uma comunicação, esteja bem certo de quem é sua audiência e o que ela quer ouvir de você.
Antes de disparar uma infinidade de ofertas, pense que talvez um conteúdo pode ser muito mais efetivo em avançar este cliente na jornada de compra.
Crie públicos para anúncios no facebook a partir de segmentações demográficas, interesses e poder aquisitivo. Faça anúncios segmentados e de acordo com as necessidades de dores do seu cliente.

2. Invista nas mídias sociais

A ideia aqui é bem similar, pensar em vender, é necessário construir um relacionamento baseado em engajamento e reciprocidade.
Alem disso, é importante estar atento a frequência de publicação, ela não deve ser nem tão baixa, e nem tão alta a ponto de incomodar.
Contudo, não existe frequência ideal, faça testes e aprenda com seu público. Procure entender até que ponto sua comunicação continua relevante para seus seguidores e mantenha o ritmo e a consistência.

3. Dedique-se ao conteúdo

Apresentar um conteúdo relevante para auxiliar o cliente na escolha da viagem é uma forma de atrair visitantes ao site da empresa e deixá-los mais perto dos produtos à venda.
Tente dosar os posts promocionais e os de conteúdos informativos, assim o cliente não se sente inundado por uma grande quantidade de propaganda. Você também pode utilizar técnicas de marketing digital para posicionar melhor o site nos buscadores escolhendo bem as palavras chave na hora de elaborar o conteúdo.

4. Utilize e-mail marketing com moderação

Na hora de enviar e-mails, seja cauteloso: muitas mensagens podem irritar o lead, fazendo com que ele não leia nenhuma delas. Vá aumentando sua frequência aos poucos, mantendo-se atento as taxas de descadastramento e abertura/clique como principais indicadores da performance de suas campanhas.
Procure informar sobre promoções, serviços ou dicas de viagem que realmente interessem o público, priorizando a informação ao invés de e-mails meramente comerciais.
Com um planejamento bem estruturado, conteúdo de qualidade e investindo corretamente nas ferramentas que o marketing online nos oferece, é certo que o resultado será bastante positivo.

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