O Whatsapp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no Brasil. Já faz parte da rotina de mais de 500 milhões de usuário por todo o mundo. E essa popularidade se estendeu para o mundo dos negócios, quando em 2018 foi lançado o Whatsapp Business.
A versão comercial do aplicativo de mensagem se tornou um canal de atendimento para as empresas, principalmente com as funcionalidades trazidas com a API do Whatsapp Business.
Usar a API do Whatsapp Business é uma forma de expandir a comunicação do seu negócio, facilitando a forma de contato do cliente com sua empresa através de um aplicativo que é parte da rotina dele.
O que é a API do Whatsapp Business?
Inicialmente, entenda que API, Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações, não é uma tecnologia exclusiva do Whatsapp Business, sendo amplamente usada na internet.
Dessa forma, API trata-se de um conjunto de parâmetros, padrões e rotinas de programação estabelecidos por um aplicativo ou software, para que possa ser integrado, usado ou acessado por outros aplicativos, redes, sistemas, softwares ou serviços.
Logo, a API do Whatsapp Business é um padrão que permite que você possa expandir o seu atendimento do aplicativo, ao integrá-lo à sites, blogs, plataformas de atendimento online, etc.
Você já entrou em algum site, no qual aparecia um ícone do Whatsapp para iniciar uma conversa? Pois, essa é a API do Whatsapp facilitando o atendimento.
Funcionalidades da API do Whatsapp Business
Basicamente, a principal funcionalidade e também benefício da API do Whatsapp Business é otimizar as formas de comunicação com os clientes.
De acordo com o próprio Whatsapp, os usuários utilizadores da API são:
“Compatíveis com um subconjunto de recursos fornecidos pelos aplicativos do WhatsApp e que podem ser implantados em um servidor, permitindo a implementação local de forma que seja possível enviar e receber mensagens programaticamente e integrar este fluxo de trabalho aos seus próprios sistemas, como CRMs, plataformas de atendimento ao cliente, etc”.
Ao fazer uma de uma integração da API, você consegue receber e enviar mensagens a partir da própria plataforma de comunicação da sua empresa, sem necessariamente acessar o app.
Dentre as principais funcionalidades da API do Whatsapp Business, podemos destacar:
- Chatbots para Whatsapp;
- Automação de Marketing;
- Uso de modelos de mensagens prontas;
- Atendimento ao cliente;
- Otimização das formas de comunicação;
- Marketing pelo Whatsapp;
- Notificações;
- Gestão de permissões e de acessos.
Diferenças entre Whatsapp, Whatsapp Business e API do Whatsapp Business
Para que você identifique qual versão fornece mais benefícios para o seu negócio, é importante conhecer as diferenças de cada uma:
É o aplicativo usado pela grande maioria dos usuários. É a versão “doméstica” para uso como canal de comunicação entre família, amigos, equipes, empresas, parceiros de negócios, etc.
Whatsapp Business
É a versão voltada para o uso comercial, projetado em específico para pequenas empresas. Nesta versão é possível criar um perfil comercial, que apresente informações do seu negócio e disponibiliza a opção de tags para contatos e respostas rápidas.
API do Whatsapp Business
É um serviço projetado para o Whatsapp Business. Visa escalar o atendimento de todo o tipo de empresas. Através da API é possível distribuir contatos com múltiplos operadores, através de um número de telefone único. Isso quando o aplicativo é integrado a outras ferramentas de comunicação.
Entenda que a API é considerada um serviço para empresas e não um aplicativo. Tendo em vista que apenas com o Whatsapp Business não é possível realizar integrações a outros canais e realizar as demais funções oferecidas pela API.
Benefícios da API do Whatsapp Business
Que o Whatsapp é um facilitador em nosso dia a dia, isso não é novidade. Mas, quando olhamos do âmbito empresarial, ele pode ser ainda mais útil e benéfico. Dentre os benefícios em usar a API, podemos destacar:
Integrações com outros canais e mais recursos
Usar o Whatsapp Business já é bastante vantajoso mas, quando aliado com o uso da API integrada a outros canais, as funcionalidades oferecidas, o aplicativo fica ainda melhor.
Alguns exemplos de funcionalidades após integrações são:
- Controle de acesso às mensagens e contatos;
- Armazenamento das conversas em servidores seguros, além do celular;
- Transferência de conversas entre integrantes de uma equipe;
- Gerenciamento do relacionamento com o cliente;
- Acompanhamento do desempenho dos seus atendentes;
- Geração de relatórios detalhados de desempenho, incluindo satisfação do cliente.
Escalabilidade
Se você quer escalar seu atendimento, usar a API do Whatsapp Business pode ser a solução. Isso principalmente se deve a funcionalidades como respostas rápidas, por exemplo.
Dessa forma, você consegue acelerar o seu atendimento, melhorando o tempo de resposta e a satisfação do cliente, fazendo com que seja possível atender mais clientes em menos tempo, de forma profissional.
Múltiplos atendentes para um único número de telefone
Essa é outra maneira de escalar os seus atendimentos, com a possibilidade de ter vários atendentes para um único número de telefone. Isso acontece ao integrar a API do Whatsapp Business aos seus canais de atendimento.
Sem realizar a integração, só é possível usar um único número de telefone, que pode ser acessado apenas por um dispositivo por vez, exceto quando usados pelo navegador web.
Usar a API do Whatsapp Business permite que você tenha uma equipe maior de atendimento, possibilitando que cada um rastreie os seus contatos e interaja com eles e, se necessário até transferi-lo para outro atendente.
Por fim, já sabendo do grande número de usuários do Whatsapp no mundo, fica claro que optar por adicionar a API do Whatsapp Business a seus canais de atendimento pode facilitar muito a comunicação entre seus clientes e sua empresa.
Facilitar a comunicação pode ser um fator primordial para a satisfação do cliente, seja no pré ou pós venda. Sendo assim, para melhorar a comunicação e atendimento da sua empresa, é válido pensar em estratégias profissionais com o uso do Whatsapp Business.