Marketing para Advogados: uma nova forma de fazer negócio

O marketing para advogados é uma estratégia muito eficaz para captação e fidelização de clientes. Pode ser usado tanto por advogados autônomos ou escritórios jurídicos, escalando ganhos e trazendo excelentes resultados.

 

Muito tem se falado de marketing, de formas de trabalhar com marketing, porém é com as estratégias executadas e voltadas para o público-alvo e acima de tudo, alinhadas com os profissionais que os resultados são alcançados de forma satisfatória.

 

Dessa forma, vamos te apresentar neste artigo um pouco mais sobre o marketing para advogados e trazer um case de sucesso de uma empresa do meio jurídico.

 

O que é Marketing para advogados

Marketing para advogados ou marketing jurídico, é o nome que se dá para um conjunto de técnicas de marketing executadas para fortalecer a imagem e a autoridade do advogado ou do escritório. Essas técnicas vão sempre de encontro as diretrizes do Código de Ética e Disciplina regimentados pela OAB.

 

Investir em marketing para advogados fornece um diferencial competitivo perante seus concorrentes e auxilia na captação de novos clientes.

 

marketing jurídico

A cada dia o marketing jurídico vem ganhando mais espaço. Isso se deve as novas formas de trabalho que a internet proporciona, bem como às novas formas de fazer negócio através dela.

 

Dentre os benefícios do marketing para advogados, se destacam:

 

  • Conquista de novos clientes;
  • Fechamento de negócios melhores;
  • Melhora do relacionamento com o cliente;
  • Atingimento de metas;
  • Diferencial e competitividade no mercado jurídico.

Como fazer marketing para advogados

Assim como toda estratégia de marketing e vendas, o marketing para advogados deve seguir alguns pontos importantes, como:

 

Ter objetivos e metas

Antes de pensar em qualquer ação ou estratégia é preciso ter claramente quais os objetivos e metas que quer alcançar. Você pode ter metas tangíveis ou intangíveis, o importante é ter clareza de cada uma delas, de quais as ações e estratégias envolvidas e como fará o acompanhamento de cada uma delas.

 

Definir Público-Alvo

Como em toda estratégia de marketing, definir o público-alvo é a base para todas as suas ações. Saber quem são exatamente seus clientes alvos, o que fazem, qual tipo de problemas tem, qual a idade, estado civil, se possuem filhos, etc.

 

De posse dessas informações, você cria ações que atingirão diretamente esse público.

 

Escolher onde atuar

As opções de redes sociais e canais para trabalhar sua imagem na internet, são inúmeras. Analise em quais canais estão o seu público-alvo e invista nesses canais.

 

Ter ações estratégicas

Agora que você já tem clareza sobre suas metas e objetivos, sobre o seu público-alvo e sabe em quais canais online atuar, é hora de pensar em quais ações estratégicas tomar.

 

Pense em um calendário editorial, entenda quais são as ações rotineiras e as sazonais, defina o que precisa ser feito, de que forma e em quais prazos.

 

Estratégias para o marketing para advogados

Com base nas informações acima, você já consegue fazer o básico do marketing jurídico. Sendo assim, para te auxiliar destacamos algumas estratégias:

 

Tenha um foco

Delimite a sua área de atuação geográfica, escolha a região que você é capaz de atender e deixe isso claro em seus canais.  Assim você irá atrair público qualificado e conseguirá entender seu comportamento quando consumidor.

 

Segmente sua área de especialização

O direito tem várias ramificações e áreas de especialização. Mas a forma mais estratégica de fazer o seu marketing é volta-lo para sua área principal de atuação e aborde temas relacionados a ela em todos os tipos de comunicação.

 

Marketing de Conteúdo Jurídico

Na internet, a principal moeda de troca é o conhecimento. E isso também acontece no marketing jurídico. É criando conteúdo de qualidade que você atrai leads e os transforma em potenciais clientes.

 

Ao criar conteúdo para redes sociais e blogs, você comprova a sua autoridade como profissional em determinada área de atuação. Use seu conhecimento e conteúdos para educar os seus clientes, levando até ele informações úteis e em linguagem de fácil entendimento. Outro fator importante é a consistência e a periodicidade dos seus conteúdos, se vai ter um blog ou fazer uma newsletter semanalmente, cumpra com o seu calendário.

 

Tenha um bom site para o seu negócio

Um site para seu negócio é a melhor forma de comunicar informações importantes para seus clientes. Dentre elas estão sua área de atuação, métodos de trabalho, valores, mostrar sua equipe se tiver, seu local de trabalho, etc.

 

Com o poder da internet e a forma como diariamente milhões de pessoas fazem buscas no Google, um site é a porta de entrada do cliente para o seu negócio. Sedo assim, investir em SEO vai facilitar ainda mais ser encontrado nas pesquisas.

 

Cuide da experiência do seu cliente

Se a sua presença digital é forte e a experiência do seu cliente ou futuro cliente é ótima pela internet, você precisa garantir que a experiência que ele tenha em um encontro pessoalmente seja ótima também.

 

O seu marketing jurídico online precisa refletir as ações que você tem na sua rotina de escritório. Utilize a mesma linguagem online e offline e tenha a mesma postura e posicionamento.

 

Sucesso no Marketing para Advogados

Quer iniciar o seu marketing jurídico digital, mas não sabe bem como fazer ou por onde começar?

 

Veja só este case de sucesso de um dos nossos clientes, que conta com nossa assessoria de marketing digital para advogados a fim de alavancar seu negócio.

 

Case de Assessoria em Marketing: Rodrigo Moura Advocacia e Consultoria

O escritório Rodrigo Moura Advocacia e Consultoria é nosso cliente de assessoria em marketing para advogados.

 

case de sucesso: marketing para advogados

Atualmente, o escritório tem crescido e através do marketing digital para advogados conquista 20 novos clientes e 50 novos leads (clientes em potencial), por mês.

 

Sua estratégia conta com criação de conteúdos diários para o blog, solidificando sua autoridade, blog estruturado e trabalhado dentro das diretrizes de SEO, Landing Pages com a divulgação de conteúdos de valor para seus clientes, campanhas de marketing no Google e em redes sociais.

 

Se você quer ter ótimos resultados assim como nosso cliente Rodrigo Moura, entre em contato conosco e converse com um consultor de marketing digital para advogados, que está qualificado para te explicar nosso trabalho e te propor estratégias alinhadas à seu negócio.

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