Facebook Ads: como segmentar público e tipos de audiência

O Facebook ADS é uma ótima opção de criação de anúncios, principalmente no quesito segmentação.

 

No Gerenciador de Anúncios do Facebook ADS é possível segmentar o público para os seus anúncios, de acordo com as informações de perfil e comportamento nas redes, além do Instagram.

 

Logo, você conseguirá atingir de forma certeira o seu público alvo relacionado ao seu anúncio.

 

Entenda melhor sobre essa segmentação neste artigo.

 

Tipo de Público e como segmentar público no Facebook ADS

Assim como em outras redes sociais, o Facebook cresce em números de usuários e também em número de contas de empresas que disputam alcance.

 

Contudo, visando gerar receita, a plataforma diminui o alcance orgânico das páginas de empresas, incentivando o impulsionamento de publicações e os anúncios.

 

Dessa forma é de suma importância entender os tipos de públicos e como segmentar público no Facebook ADS.

 

Dentro do Gerenciador de Anúncios é possível trabalhar com 4 tipos de públicos:

 

Público Personalizado

É possível criar um público personalizado para anunciar, com base em clientes e leads que já tiveram contato com seu negócio.

 

E também é possível criar um público personalizado fazendo o upload de uma lista de números de celular, e-mails ou através do Pixel do Facebook.

 

Além da possibilidade de personalizar esse público, baseado em seus seguidores ou usuários que interagiram com seu negócio nas redes sociais.

 

Público Semelhante ou Lookalike

Segmentar lookalike é uma forma de anunciar para novos usuários com características semelhantes a um público já existente, como, por exemplo, uma lista de e-mails de clientes.

 

Logo, seus anúncios chegarão a usuários que ainda não conhecem seu negócio, mas que tem as mesmas preferências dos seus clientes, o que pode aumentar o interesse em seu produto.

 

Público Salvo

Após criar um perfil de público baseado em sua persona, com dados demográficos, idade, interesses e cargos, é possível salvá-lo para usar em anúncios futuros.

 

Além dessas informações, o Gerenciador de Anúncios permite um direcionamento detalhado, refinando ainda mais seu público, excluindo ou incluindo pessoas com determinado perfil, idade, localização ou interesse.

 

Público Especial

Esse tipo de público especial é uma segmentação voltada para anúncios de empregos, moradia e crédito.

 

Essa segmentação usa informações de públicos já segmentados para alcançar pessoas com perfil semelhante, porém seguindo as restrições de público dessa categoria de anúncios.

 

Como criar e segmentar público no Facebook ADS

 

Com tantas opções para criar e segmentar público no Facebook ADS, é importante conhecer quem é a sua persona e quais as características principais que podem ser utilizadas na criação do público.

 

Entenda como criar e segmentar seu público no Facebook ADS:

 

Segmentar por audiência personalizada

De início, no Gerenciador de Anúncios do Facebook, clique na opção “Público” e em seguida “criar público” e então selecione “público personalizado”.

 

criar publico facebook ads

Duas opções de segmentação serão disponibilizadas:

 

  • Fontes do Facebook: usuários que já te seguem ou interagiram de alguma forma com sua conta no Facebook, ou no Instagram;

  • Fontes Próprias: baseadas em listas de e-mails de clientes, números de celular, visitantes do seu site e também pessoas que interagiram com seu negócio de forma offline.

Baseado nessas segmentações, você poderá criar os seguintes tipos de público:

 

Público Personalizado baseado em lista e leads ou clientes

 

facebook ads publico baseado em lista de clientes

Ao selecionar a opção “Lista de Clientes”, você poderá fazer um upload de uma lista de leads ou clientes e então criar um público semelhante aos dados informados.

 

Para criar esse tipo de público, basta ter o e-mail dos seus leads e clientes e então colar esses dados no gerenciador, ou fazer o upload de um arquivo TXT, ou CSV.

 

Público Personalizado baseado nos visitantes do seu site

 

facebook ads publico baseado em visitantes do site

Para utilizar essa opção de segmentação, você precisa ter o Pixel do Facebook instalado em seu site. Logo, ao selecionar a opção “site”, o Facebook ADS irá criar um público semelhante com base no comportamento dos visitantes do seu site.

 

Ainda é possível segmentar definindo alguns critérios como:

 

  • Todos os visitantes do site: criar uma segmentação baseada em todos os usuários que já visitaram o seu site;

  • Visitantes de páginas específicas: você pode utilizar URLs ou até palavras-chave para segmentar o público baseado em visitas a páginas específicas. Segmentar com base no comportamento e navegação do seu público é uma boa opção para anunciar novos produtos para pessoas que visitaram produtos semelhantes ou até anunciar para pessoas que já visitaram o produto anteriormente;

  • Com base no tempo de navegação do usuário no site: o público que navega por períodos longos e um site, em geral, é quantificado entre 5% a 25% dos visitantes ativos. Logo, esse tipo de público indica uma segmentação de usuários que se interessem mais por seus produtos, lançamentos e opções de pacotes ou assinaturas.

Logo, observando o comportamento dos usuários você poderá criar campanhas estratégicas para cada tipo de público.

 

Segmentar público no Facebook ADS com base nas fontes de dados do Facebook

 

Você pode criar anúncios para usuários que já engajaram com sua página do Facebook, Instagram ou até com seus anúncios.

 

 

Segmentar Público baseado em engajamento no Facebook

publico baseado em engajamento do facebook

Para segmentar seu público, baseado em usuários que tenham engajado com sua Página do Facebook, postagens ou anúncios durante o último ano, escolha a opção “Página do Facebook”.

 

Logo, você poderá segmentar esse público baseado nas formas e interação:

  • Visitaram a sua página do Facebook;
  • Engajaram com suas postagens ou anúncios;
  • Clicaram em botões de chamada para ação;
  • Salvaram suas postagens;
  • Enviaram mensagens para sua página no Facebook.

Essa segmentação é uma ótima forma de melhorar o engajamento e alcance da sua página na rede social.

Segmentar Público baseado em engajamento no Instagram

 

publico baseado em engajamento do instagram

Assim como a opção de segmentar seu público com base no engajamento com sua Página no Facebook, você também pode criar seu público com base no engajamento com seu perfil do Instagram.

 

Para utilizar essa opção é necessário ter uma conta comercial ou de criador de conteúdo e então no Gerenciador de Anúncios do Facebook, escolher a opção “Instagram account”.

 

Dessa forma, você poderá segmentar seu público com base no tipo de engajamento:

 

  • Visitaram seu perfil no Instagram;
  • Engajaram com seus posts ou anúncios;
  • Salvaram seus posts ou anúncios;
  • Enviaram mensagens para seu perfil no Instagram.

Uma forma inteligente e estratégica de anunciar é criando diferentes tipos de segmentação de público para diferentes campanhas de anúncios. Tendo ciência do seu objetivo com cada campanha e o comportamento de cada tipo de usuário de cada tipo de público.

Não se limite, a melhor forma de anunciar é fazendo testes e buscando entender qual tipo de conteúdo, rede social e público performa melhor de acordo com seu objetivo.

5 dicas para otimizar suas segmentações do Facebook ADS

1 – Criar campanhas e públicos com base no seu Funil de Vendas e Jornada de compra do cliente

Você pode fazer um upload de lista de e-mails de clientes e leads segmentada por localização deles na jornada de compra e funil de vendas.

Assim, você conseguirá criar campanhas de anúncios de forma a fazer com que seu lead avance na jornada de compra.

2 – Alcançar contatos de uma lista sem enviar e-mails

É muito comum no mercado de marketing, que empresas recebam listas de e-mails de participantes de eventos e palestras ou até mesmo comprar essas listas.

Porém, enviar um e-mail para um usuário que não se inscreveu para receber algo do seu negócio pode ser invasivo e distanciar seu cliente.

Logo, fazer o upload dessa lista para o Gerenciador de Anúncios e criar campanhas de anúncios para esses leads é uma ótima forma de chegar a esse público através das redes sociais, sem parecer inconveniente.

3 – Encontrar público com perfil semelhante

Que o Facebook sabe muito sobre nós, nossos interesses e comportamentos não é novidade.

Mas, você pode utilizar essas informações a favor do seu negócio, criando públicos semelhantes a uma lista lookalike e atingindo um público que possa ter um interesse em seu negócio.

4 – Excluir perfis indesejados

Assim como você pode incluir determinados perfis com dados de idade, demográficos, cargos e interesses, você também pode excluir determinados perfis que não estejam alinhados com sua persona.

5 – Fazer Remarketing

Uma ótima forma de aumentar sua conversão é fazer Remarketing para usuários que já tiveram contato com seu negócio em algum momento.

Por fim, ao utilizar essas dicas e segmentar público no Facebook ADS você pode maximizar suas campanhas de anúncios e alcançar seus objetivos de forma assertiva.

Posts relacionados

Siga nossas redes sociais

Eiii, vc já vai?

Antes cadastre-se em nossa lista vip e receba novidades exclusivas de Marketing e Vendas direto no seu e-mail.