Processo de compra: O que é e como identificar o de seu cliente

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

No caminho até a contratação de um produto ou serviço, o consumidor avança por diversos passos ao longo do tempo, até se tornar um cliente de sua marca. Publicitários e profissionais do marketing chamam o conjunto de etapas de “processo de compra”, ou jornada do consumidor.
Ao entender a jornada de compra de seu cliente, conseguimos saber em qual momento cada informação, anuncio ou oferta é mais importante e desta forma, otimizar nossa comunicação aumentando nossos resultados.
Tradicionalmente, entendemos o processo de compra a partir de quatro etapas, as quais descreveremos melhor abaixo:

jornada-de-compra

Etapa 1 – Aprendizado e descoberta

No primeiro passo o consumidor ainda não sabe que possui um problema ou uma necessidade. Um plano de marketing deve levar em consideração as ações que a empresa tomará para ajudar o seu futuro cliente a compreender suas necessidades. Ou seja, escolher medidas para fazê-lo perceber que possuí e que precisa resolver um determinado problema.
Exemplo: Imagine que nossa empresa, tem como produto a venda de diárias em um hotel fazenda para toda a família, e que o principal objetivo das pessoas que contratam este hotel é descansar e aliviar o estresse do trabalho, alem de passar um bom tempo com a família.
Neste caso, um conteúdo de aprendizado e descoberta seria por exemplo: Descubra se você possuí um trabalho estressante em 5 perguntas.
Percebe como através desta leitura, conseguimos entender exatamente onde nosso leitor se encontra? Está e justamente a ideia!
Partindo deste mesmo exemplo, uma outra ideia de conteúdo para a etapa de aprendizado e descoberta seria: 5 motivos para aproveitar melhor o tempo com sua família.

Etapa 2 – Reconhecimento do problema

É nesta etapa em que o lead compreende que possuí um problema, e começa a esboçar sinais de que pretende resolve-lo.
A ideia aqui é desenvolvermos conteúdo que trate do problema de forma clara e específica, apresentando as principais maneiras de soluciona-lo e ajudando o leitor a entender se ele realmente enfrenta aquele desafio ou não.
Vamos imaginar que nosso leitor exemplo encontrou o seguinte conteúdo: O Guia para redução de estresse no trabalho. Neste caso, este leitor se encontra claramente na etapa de reconhecimento de problema, afinal, aquele que procura por uma solução, tem um problema e sabe disso.
Agora que nós entendemos mais sobre os problemas que este leitor enfrenta, podemos ajuda-lo a enfrentar este desafio, e começar a apresentar nossa solução como um possível caminho para isso.

Etapa 3 – Consideração de solução

É nesta etapa em que o consumidor começa a avaliar as possíveis soluções para resolver o seu problema, aqui, ele compreende a gravidade e a importância de enfrentar esse desafio, e já conhece pelo menos as principais formas e ferramentas para resolve-lo.
Nosso objetivo, neste caso, é ajuda-lo a compreender que nossa solução se propõe a ser a melhor maneira de resolver aquele problema, em nosso exemplo, viajar para um hotel fazenda é a melhor forma de reduzir o estresse do trabalho, voltar revigorado e motivado, alem de passar um excelente tempo com sua família.
É importante trabalharmos com a urgência nesta etapa, para ajuda-lo a se empenhar em resolver este problema, e não ficar simplesmente procrastinando a decisão.

Etapa 4 – Decisão de compra

Neste momento, o consumidor já passou por todas as etapas, ele já aprendeu a respeito de seu problema, já reconheceu sua existência e já considera uma solução, tanto que, tomou a decisão de contratar um serviço ou produto que ajude-o nesta empreitada.
Agora é a sua vez, neste momento, é neste momento em que o consumidor entra em contato com sua empresa, procurando ajuda ou simplesmente buscando entender mais sobre seu produto ou serviço. Os vendedores aqui têm um papel primordial. Eles precisam transmitir autoridade e utilizar todos os recursos disponíveis para auxiliar este quase cliente a fechar um negócio.
Devem mostrar as vantagens de se optar pelo seu produto, tendo em mente tudo o que o consumidor precisa e entendendo a fundo suas dores e desafios. Alem de ser um especialista em seu produto, o vendedor precisa ser também um especialista no cliente e em suas dores.
E este mindset, trás um impacto direto no discurso de nossa equipe vendas.

Não basta sabermos tudo a respeito de nosso produto, termos um excelente discurso de vendas e uma excelente oratória. Precisamos adequar tudo isso as dores e desafios de nosso cliente, só assim, quando nosso cliente, conseguir encher em nosso produto uma forma de solucionar os seus problemas é que conseguiremos escalar nossos resultados.

Conclusão

Todos estes conceitos devem ser aplicados dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, com auxilio de uma solução para automação de marketing. Se você precisa de ajuda para implementar uma estratégia de marketing digital, não hesite em falar conosco para alinharmos mais a fundo como estruturar uma máquina de crescimento em sua empresa.

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