Introdução – Plano de marketing digital
Analise a situação atual da sua empresa
Visitantes
Pontos a obersvar
- Sua empresa possuí um blog? Se sim, número de visitantes do site
- Sua empresa realiza campanhas de links patrocinados? (Facebook Ads, Google Adwords etc)
- Número de visitantes totais do site
- Quais são as fontes de tráfego? (Campanhas de links patrocinados, redes sociais, links de outros sites)
Leads
- Quantos leads são gerados por mês?
- Como estão as taxas de conversão das landing pages?
- Qual é o custo por lead?
- Quais ofertas ou fontes de conversão tem sido mais efetivas?
Oportunidades
- Estamos usando estratégias para nos comunicarmos com os leads gerados?
- Estes leads tem avançado no processo de compra a partir dessas ações?
- Estas oportunidades tem sido entregue ao time de vendas da forma e no tempo certo?
Vendas
- Os leads gerados pelo marketing tem se tornado clientes?
- O processo de vendas está estruturado?
- o custo de aquisição de clientes está dentro do planejado? (CAC)
- As metas de venda estão sendo batidas?
Identifique os objetivos de marketing digital
Atrair visitantes
Converter visitantes em leads
Agora que seu website possuí um número relevante de visitas, é hora de converter estes visitantes em leads, para isso, precisamos desenvolver algum tipo de oferta para que em troca, o visitante nos forneça suas informações (nome, e-mail).
Caso este seja o objetivo de sua empresa, um excelente ponto de partida é montar um calendário para a criação de materiais educativos, ou oferecer benefícios relacionados a seus produtos em troca de e-mail (como uma newsletter de desconto por exemplo)
Vender para leads
Captados os leads, é necessário entender em qual momento da jornada de compra ele se encontra e iniciar uma comunicação com estes leads para que eles venham a se tornar clientes e consumidores da sua marca.
Um dos pilares da nutrição de leads é a automação de marketing, e deve ser o ponto de partida para toda a empresa que busca vender para leads. Além disso, outras formas de se relacionar com estes leads são: E-mail marketing, Anúncios de Remarketing.
Colocando a mão na massa
Estabelecido um objetivo, é a hora de transformar este novo “projeto” em etapas e atividades dentro de um cronograma. Para então, atribuir responsáveis e prazo.
Mantenha também uma data fixa para analisar os resultados do projeto. Alguns pontos importantes de serem analisados são:
- Taxas de conversão entre as etapas do funil
- Páginas mais acessadas
- Taxas de conversão das landing pages
- Custo por lead
- Custo de aquisição de clientes
Conclusão
O trabalho de marketing digital exige consistência, planejamento e experiência para a obtenção de resultados, entender estas questões é fundamental para garantir o sucesso de um projeto.
Caso tenha algum problema em elaborar uma estratégia de marketing digital para sua empresa, fique a vontade para solicitar uma avaliação de marketing totalmente gratuita com um de nossos especialistas.