Você tem o perfil de gestor de marketing?
As equipes de marketing, de uma maneira geral, tem se tornado cada vez mais dinâmicas e multidisciplinares. Não é incomum que estas equipes sejam compostas por profissionais que vão desde redatores, a designers e até mesmo os mais recentes “growth hackers”, ou seja, pessoas com diferentes formações, perfis e objetivos profissionais.
Alem disso, o próprio mercado de trabalho tem passado por transformações, com o crescimento do trabalho remoto e das rotinas flexíveis.
CAC, CPA, CPC , persona, blog post, SEO, links patrocinados, native ads, lead, lead qualificado, estas e muitas outras siglas e termos fazem parte do cotidiano do gestor de marketing.
O novo perfil do gestor de marketing
Todas estas mudanças tem dado um nó na cabeça de diversos gestores, seja na hora de montar uma equipe de marketing, ou na hora de coordenar este time. Se já não bastasse tudo isso, o gestor de marketing ainda precisa lidar com uma enxurrada de informações diariamente.
As principais competências do novo gestor de marketing
O novo gestor de marketing, deve, alem de ter capacidades interpessoais bem desenvolvidas, deve possuir também um perfil analítico para lidar com grande volume de dados diariamente.
Abaixo, listamos algumas das principais características do novo gestor de marketing:
Agilidade e rapidez no aprendizado
Você irá gerenciar uma equipe com competências extramente distintas, e por mais que não possua domínio sobre as atividades executadas, é necessário um conhecimento ao menos intermediário sobre as funções, para que você possa estabelecer padrões nas entregas e otimizar os processos.
Facilidade para lidar com alto volume de dados
Quando falamos de marketing digital, a quantidade de dados com os quais lidamos diariamente é imensa. Ter facilidade para compreender e relacionar dados é fundamental para o bom exercício das atividades, assim como uma pequena afinidade por números e cálculos.
Visão estratégica
O gestor precisa, acima de tudo, ter uma boa visão estratégica, ele precisa ter agilidade na hora de tomar decisões para atingir os objetivos propostos em situação de incerteza. Agregar os recursos certos e usá-los do modo certo, fazer as coisas realmente importantes para que os objetivos sejam atingidos.
Como desenvolver suas habilidades e se adaptar as mudanças
Apesar de muitas das características de um bom gestor serem de caráter comportamental, existem uma série de habilidades importantes e que podem ser desenvolvidas para uma melhor performance na função. Abaixo listamos algumas dicas para que você possa desenvolver suas habilidades.
Tenha hábitos frequentes de leitura e estudo Importante
Vivemos na era da informação, as coisas se atualizam com uma velocidade inimaginável para os gestores de 20 anos atrás. A cada dia surgem novas ferramentas e técnicas de marketing, para aumento de produtividade e eficiência.
Para se manter atualizado diante deste cenário, é fundamental desenvolver o hábito de leitura. Selecione os seus blogs favoritos de marketing, ou de seu setor e acompanhe-os com frequência para estar por dentro das novidades do mercado.
Alem disso, ter hábitos de leitura melhora também suas técnicas de escrita e comunicação, habilidades fundamentais para um bom gestor de marketing.
Dica bônus *
Utilize o aplicativo Feedly, nele você consegue cadastrar os principais blogs de seu interesse e receber os últimos posts lançados em um único lugar
Seja inovador
O novo gestor deve estar a todo tempo procurando novas formas de executar tarefas e processos cotidianos, tornando-os mais eficientes, melhorando o gasto de tempo e os resultados obtidos.
Procure aplicar uma visão de inovação em todas atividades e projetos da equipe, questionando as metodologias utilizadas e buscando sempre formas para otimiza-las.
Seja flexível
Um bom gestor de marketing precisa saber a hora certa de “apertar” ou “puxar” o nó. É necessário compreender que as frequentes mudanças se aplicam também dentro da equipe, e na forma como as atividades são executadas. Sendo assim, é necessário ser flexível no sentido de compreender estas mudanças e se adaptar rapidamente a todas elas.
Novo gestor X novo marketing
As mudanças no perfil e nas competências necessárias par uma boa gestão de marketing são uma realidade. Muito disso se deve a forma como o Marketing tradicional vem ficando de lado nos últimos tempos para dar lugar ao novo marketing.
O Inbound Marketing é a nova maneira através da qual as empresas estão atraindo consumidores e gerando vendas. Se pudéssemos resumi-lo em um paragrafo, diríamos que o Inbound Marketing é um processo que tem como objetivo atrair pessoas interessadas em seu produto através de conteúdo e informações relevantes, e assim transforma-las em clientes e promotores da sua marca.
Caso você queira saber um pouco mais sobre o Inbound Marketing, e como aplica-lo em seu negócio, preparamos um guia para ajuda-lo.