Mix de Produtos nada mais é do que a variedade de produtos que uma empresa oferece a seus clientes. Oferecer uma boa variedade de produtos pode ser um diferencial para o seu negócio, fazendo-o ser mais atrativos para os consumidores.
Além de garantir uma maior fatia de mercado e fidelizar clientes, o Mix de Produtos é muito eficiente quando visto pela ótica da saúde do seu negócio.
Dessa forma, podemos entender que quando uma empresa centraliza a sua oferta a um produto, abre-se mão de entregar mais ao consumidor, seja em produtos, posicionamento e marketing.
Neste artigo você irá entender melhor esse conceito e conseguir criar um bom Mix de Produtos que seja uma ferramenta de alavancagem do seu negócio.
Qual a importância do Mix de Produtos?
Uma empresa que se limita a vender uma pequena variedade de produtos, ou apenas um tipo de produto, está fadada a um ciclo de dificuldade em captar e manter clientes.
Isso por que, quando um negócio oferece apenas um tipo de produto e o consumidor já efetuou uma compra e não encontra diversidade, corre o risco de que esse consumidor se desinteresse pela marca.
Ter uma oferta de produtos diversificados também é uma forma de potencializar o lucro de uma empresa.
Tendo em vista que, quando você oferece produtos que preencham uma necessidade secundária do seu cliente e que chame a atenção dele, você capitaliza o seu estoque mais rápido, chamando a atenção para uma nova oferta de itens, que garantirão o ROI, mesmo com outros artigos de estoque com baixa demanda.
Outra forma de entender a importância do Mix de Produtos é pensar em itens de sazonalidade – que sofrem variação de demanda de acordo com épocas do ano. Por exemplo, uma confeitaria focada em ovos de Páscoa pode ter dificuldades de encontrar clientes fora do período de Páscoa.
Porém, utilizando estrategicamente o conceito de Mix de Produtos, essa mesma confeitaria pode oferecer produtos que balanceie a falta de demanda por seu produto principal, os ovos de chocolate no caso. Como, por exemplo, oferecer outros tipos de sobremesa, tornar-se um tipo de café ou chocolateria, por exemplo.
Como definir um Mix de Produtos?
Alguns pontos devem ser considerados ao criar a estratégia de Mix de Produtos para o seu negócio. São eles:
Estude o seu histórico de vendas
Faça um estudo minucioso do seu histórico de vendas. Identifique padrões, quais produtos têm mais saída, quais estão com baixa procura, se existe alguma época do ano em que algum tipo de produto tem mais procura, se existem produtos que sempre são vendidos juntos.
Conhecendo a fundo o seu histórico de vendas, você será capaz de definir quais são os seus produtos em potencial, quais estão em baixa, quais novos tipos de produtos podem alavancar sua vendas, etc.
Faça esse tipo de análise com uma certa periodicidade, para ter sempre conhecimento e controle sobre sua cartela de produtos e também para ter informações consolidadas para a tomada de decisão.
Conheça o seu público
Saiba quem é o seu público e quais são suas necessidades. Por que eles procuram seu negócio e seus produtos?
Conhecendo essa motivações e conhecendo o comportamento do seu cliente ao comprar no seu negócio você consegue definir se sua linha de produtos precisa de um novo item, se o seu público tem a necessidade e está disposta a pagar, e quanto está disposta a pagar por ele.
De posse dessa informações, uma pesquisa de mercado por novos produtos alinhados a seu público será mais certeira.
Inter-relação entre os produtos
Ao criar as estratégias para o seu mix de produtos, é de suma importância que você conecte os novos produtos com os produtos que já fazem parte da sua marca.
Assim, eles de certa forma se complementarão e manterão o seu negócio dentro do seu nicho de atuação, impedindo que sua marca perca a identidade por ofertar produtos fora do esperado dentro do seu mercado.
Busque por produtos que estimulem a compra dos outros produtos do seu catálogo. Para entender e aplicar esse conceito no seu negócio, tenha em mente a organização das gôndolas de um supermercado.
Os produtos não são dispostos ao acaso, existe um estudo de marketing para que sejam ofertados produtos que estimulem a compra entre si.
Observe a concorrência
Seus concorrentes também querem alavancar as vendas, garantindo uma maior fatia de mercado. Todavia, essa ação tem pontos positivos e pontos que podem não dar certo deixando lacunas, e é identificando essas ações e as lacunas que você pode se diferenciar.
Em contrapartida, esteja atento ao que está funcionando e quais atributos estão destacando o produto do seu concorrente, seja o menor preço, o marketing e divulgação, a forma de entrega, a embalagem, etc.
Reconhecendo esses atributos, você pode olhar para dentro do seu negócio e identificar pontos de melhoria.
É válido ressaltar que a coerência na escolha dos produtos deve ser sempre considerada. Conheça sua empresa, seu estoque e o comportamento de consumo dos seus clientes. Conheça o seu produto principal e busque fazer um Mix de Produtos que sejam complementares a ele.
Quando estruturado de forma coerente e estratégica, um Mix de Produtos pode alavancar as vendas de uma empresa, atrair e fidelizar e clientes e garantir atuação em uma parcela maior de mercado.
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