Marketing para imobiliárias: tudo o que você precisa saber

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Marketing para imobiliárias

O mercado imobiliário brasileiro é um mercado extremamente concorrido, que conta com mais de 35.000 empresas em todo o Brasil, atuando como imobiliárias ou corretores autônomos.
Não é incomum, salvo grandes incorporadoras e construtoras, que as pequenas imobiliárias e corretores tenham uma verba extremamente restrita para investimento em marketing e divulgação dos produtos. Contudo, o grande número de concorrentes faz com que seja cada vez mais necessário para garantir a sobrevivência das pequenas empresas.
A boa notícia é que hoje é possível desenvolver estratégias de marketing extremamente efetivas e de baixo custo, totalmente acessíveis para imobiliárias de qualquer porte e tamanho.
Neste post eu separei 6 passos que irão te auxiliar na hora de começar a desenvolver uma estratégia de marketing imobiliário.

6 Passos para ter sucesso com marketing imobiliário

Trabalhe seus diferenciais

A competitividade do mercado imobiliário faz com que seja extremamente necessário, principalmente para as pequenas imobiliárias, trabalhar aspectos de diferenciação.
É a partir de sua estratégia de diferenciação que o seu cliente irá se identificar com sua empresa, encontrando nela atributos e valores que o influenciam diretamente a compra.

Tenha um nicho de mercado

Buscar atender todo o mercado sem distinção, é algo extremamente complexo, e pode ser, em alguns casos, determinante para o fracasso.
Tenha em mente que ao trabalhar com um nicho de mercado, você naturalmente se posiciona como especialista e larga um passo à frente na hora de fechar negócio com clientes daquele segmento.
Quando falamos do mercado imobiliário, você pode por exemplo, trabalhar um nicho geográfico. Ou seja, se a sua imobiliária fica na zona leste de São Paulo, você pode direcionar sua comunicação para este mercado como uma forma de se diferenciar dos seus concorrentes, e trabalhar para atender de forma mais personalizada as necessidades do seu nicho.

Invista em um website próprio

O site imobiliário é hoje o passo inicial da jornada de compra de qualquer cliente. Seu website é como sua loja física de anos atrás. E com certeza você não se imagina vendendo sem uma loja, não é mesmo?
A boa notícia é que hoje existem empresas que oferecem sites para imobiliárias a preços extremamente acessíveis, com modelos predefinidos e testados, onde você pode personalizar as cores e colocar seu website no ar em pouquíssimo tempo.

Utilize um CRM imobiliário

Um CRM imobiliário é uma ferramenta na qual você poderá gerenciar o seu processo comercial a partir de etapas status de cada um dos seus clientes.
Com ele será possível acompanhar o histórico de cada um dos seus contatos, desde os motivos da perda de um negócio, até mesmo preferências e interesses em determinados tipos de móveis.
Um bom controle do seu processo comercial irá garantir que você tenha um atendimento mais de maior qualidade e que consiga atender as demandas do seu cliente com grande agilidade.
Se você não utiliza um CRM Imobiliário, saiba que você está atrás dos seus concorrentes e seus processos provavelmente se tornarão obsoletos em muito pouco tempo.

Esteja em todos os portais imobiliários

A presença de diversos canais é fundamental para que você consiga atingir o maior número de pessoas e gerar o maior número de contatos possível.
Os grandes portais Imobiliários contam com um alto número de acessos e grande parte da demanda do mercado está centralizada nestes marketplaces.
Por isso se você não está presente nesses portais, são grandes as chances de que seu cliente encontra o imóvel do seu concorrente antes do seu.

Controle os motivos de perda em suas negociações

Você sabe porquê suas negociações não avançam? Você controla os motivos de perda em cada um dos seus negócios encerrados?
Controlar os motivos pelas quais as negociações são encerradas é uma excelente maneira de otimizar o seu processo. Aqui na Midhaus, por exemplo, nós acompanhamos as negociações perdidas a partir de 4 critérios:

  • Orçamento
  • Maturidade do negócio
  • Necessidade pelo serviço
  • Timing de compra

Quando você sabe exatamente pelo que o seu cliente não fecha negócio, você tem nas mãos uma excelente informação para poder aumentar a sua taxa de fechamento.

Explore diversos canais de comunicação com o cliente

Um dos pontos centrais do marketing imobiliário está no relacionamento com o cliente.  Imagine que, ao mesmo tempo que fala com você provavelmente o seu cliente está contando com diversas outras empresas.
Se ele não encontrar motivo para fechar com você, acredite em mim, ele não irá.
Por isso, invista na comunicação como uma forma de se destacar em se manter presente na mente do seu cliente.
Estabelecer pontos de contato em diversos canais, utilize ferramentas como um e-mail marketing, SMS Marketing, Chatbots, WhatsApp, e tudo que estiver ao seu alcance para ter uma comunicação sólida com seus contatos.
Utilize segmentações para que você consiga oferecer conteúdos dentro das necessidades daquele cliente.
Se você tem um cliente que está buscando por um aluguel de uma casa, não faz sentido veicular para ele ofertas de um apartamento à venda, concorda?Uma segmentação precisa da sua base de contato irá aumentar e muito as suas taxas de conversão.

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