Sendo assim, o público-alvo delas não é só um indivíduo, mas uma organização, sendo ela grande, média ou pequena, ou seja, estão lidando com empresas como ela.
O marketing B2B (Business to Business) tem que levar em conta aspectos mais objetivos, como decisões mais diretas e a situação do mercado.
Ainda assim, é importante investir nesse marketing pelos seguintes motivos:
- Aumentar as oportunidades de compra;
- Construir relacionamentos duradouros com clientes;
- Melhorar a experiência de compra;
- Ajudar no trabalho da equipe de vendas;
- Promover sua empresa.
Com isso em mente, leia sobre estratégias de marketing digital para esse público a seguir:
Marketing de conteúdo
Investir em marketing de conteúdo é importante para qualquer tipo de empresa. Afinal, é por meio dele que uma marca estabelece um relacionamento de confiança com o cliente, e acima de tudo, se firma como uma autoridade no mercado.
Essa estratégia consiste em produzir e divulgar conteúdos relevantes relacionados ao ramo de atuação da empresa. Isso pode ser feito por meio de posts em blogs ou em redes sociais.
É importante para dar informações mais detalhadas sobre as atividades da empresa e gerar tráfego orgânico para o seu site. A longo prazo, isso se transforma em conversões.
Publicidade digital
Uma forma de conseguir mais alcance na web é fazer uso da publicidade digital. Empresas precisam trabalhar em nichos e a publicidade digital é uma maneira adequada de fazer isso.
Existem ferramentas gratuitas que fazem esse serviço, como o Instagram Ads, Google Ads e o Facebook Ads. Todas elas oferecem explicações passo a passo sobre como usá-las, o que facilita o processo e otimiza o tempo.
Para anunciar na internet é importante segmentar o público devido à grande quantidade de ofertas. Assim, as oportunidades de chegar a clientes em potencial são muito maiores.
Do mesmo modo, escolher a ferramenta também envolve essa segmentação. Se o objetivo da empresa é atingir um público mais amplo, saber como anunciar no Google Ads pode ser mais vantajoso.
Redes sociais
A grande popularidade das redes sociais faz com que elas sejam partes importantes do marketing B2B.
Novamente, saber identificar qual é a rede mais usada pelo seu público é muito importante, pois garante que a marca entre em contato com leads mais qualificados e que tem mais chance de fechar negócio.
As redes sociais também podem ser usadas para mapear clientes em potencial e conquistar credibilidade no mercado. Isso faz com que elas possam fazer parte das estratégias de marketing de conteúdo.
Não se esqueça das possibilidades de anúncio nas redes sociais, como funciona o Facebook Ads, por exemplo.
Cases de sucesso
Uma estratégia muito popular é divulgar cases de sucesso no site da empresa. Mostrar clientes que foram beneficiados pela empresa encoraja leads a contratar o serviço ou comprar o produto.
Geralmente, essa é uma estratégia própria para leads que já estão no fundo do funil de vendas, ou seja, eles estão praticamente fechando negócio. Os cases de sucesso servem como uma última forma de persuasão.
Os cases de sucesso servem como uma última forma de persuasão.
As vantagens do marketing B2B
O marketing B2B demanda estratégias que convençam o cliente sobre a necessidade dele por determinado serviço.
Leia a seguir as vantagens de empregar esse tipo de marketing:
Otimização do processo de compra
O marketing B2B pode encurtar etapas do funil de vendas.
Se um cliente em potencial entra no site da empresa e preenche um formulário para baixar um e-book, a empresa já tem praticamente tudo o que precisa para converter esse cliente.
Segmentação do público
Por meio do marketing B2B é possível conhecer com detalhes o público (nesse caso, as empresas) e pensar em estratégias certeiras para atingi-lo.
Entender a jornada de compra do seu cliente é o primeiro passo para identificar as dúvidas e as necessidades dele. Tendo essas informações, é possível trabalhar em estratégias que levem em conta as peculiaridades do cliente, para assim conquistá-lo.
Visibilidade da marca
Toda empresa precisa estar visível para as pessoas que busca alcançar.
O marketing serve justamente para aumentar essa visibilidade e trabalhar a imagem do empreendimento como um todo. Ter uma imagem de autoridade no mercado significa mais popularidade e mais vendas.