Google Meu Negócio: o que é e como usar

Você já ouviu falar do Google Meu Negócio? Essa é uma ferramenta do Google que facilita que uma empresa seja encontrada nas pesquisas tanto no Google como no Google Maps.

 

É uma ótima forma de você fazer com que seu negócio seja facilmente encontrado por seus potenciais clientes. Ao fazer o cadastro, algumas informações como localização, horário de funcionamento, serviços, produtos, fotos, vídeos e promoções ficam à disposição dos usuários.

 

De acordo com o próprio Google, as empresas com perfil validado no Google Meu Negócio têm o dobro de probabilidade de serem consideradas confiáveis e respeitáveis pelos usuários.

Google Meu Negócio: meu negócio Midhaus

Se você tem dúvidas se vale a pena utilizar o Google Meu Negócio, basta se perguntar: “o que os meus clientes encontram ao pesquisar por minha empresa no Google?”. 

 

Se a sua resposta não tiver informações completas e relevantes, vale muito a pena investir em um perfil no Meu Negócio.

 

Mesmo que o seu negócio seja local, é muito importante e vantajoso que ele tenha uma presença digital. Quando pensamos na localização dos celulares, o seu negócio pode ser descoberto por pessoas que estão na sua região, aumentando muito a possibilidade de captar clientes.

 

Benefícios do Google Meu Negócio

Além dos benefícios já citados acima, o Google Meu Negócio traz mais benefícios e vantagens, como:

 

Estar sempre “a mão” do cliente

Com uma busca simples os seus clientes e potenciais clientes conseguem informações importantes sobre sua empresa, como telefone e endereço. E com um simples toque, são direcionadas para o Google Maps que o levará até sua empresa ou para uma ligação telefônica.

 

Dessa forma, com a facilidade de ser encontrado e de contato, mais presente você se torna nas escolhas de consumo dos usuários.

 

Analisar as suas métricas

Assim como quase todas as ferramentas do Google, o Meu Negócio fornece métricas que você pode analisar e utilizar estrategicamente.

 

Você pode analisar o alcance da sua empresa na internet, entender as formas de pesquisa que os usuários fizeram para chegar até você, de onde essas pessoas são, quantas delas ligaram para sua empresa diretamente do Google, etc.

 

Para facilitar ainda mais, o Google envia mensalmente um e-mail com informações e métricas relevantes, incluindo a quantidade de pessoas que viram o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio.

 

Interação

Segundo o Google, empresas que adicionam fotos ao perfil do Meu Negócio recebem 35% mais cliques para o site e 42% mais solicitações de rotas do Google Maps, do que demais empresas.

 

Você pode usar o Meu Negócio para postar fotos e vídeos, fazer promoções e responder os comentários e perguntas dos seus clientes.

 

Como criar a sua conta no Google Meu Negócio: Passo a Passo

Clique em “gerenciar agora” na página inicial do Google Meu Negócio;

Google Meu Negócio: gerenciar agora

Preencha as telas seguintes com as informações da sua empresa, que irão aparecer no Google;

Google Meu Negócio: preencha as informações

Após incluir as informações, coloque os horários de funcionamento do seu negócio;

horário de funcionamento

E adicione também uma descrição sobre sua empresa;

Google Meu Negócio: preencha com uma descrição do seu negócio

Logo após, adicione também fotos da sua empresa;

 adicione fotos da sua empresa

Basta concluir e sua conta estará criada e em vinculação no Google!

Google Meu Negócio: cadastro concluido

Este é o painel da sua conta no Google Meu Negócio onde você consegue gerenciar as informações, ter acesso às métricas, avaliações, perguntas e mensagens que os usuários enviarem, além de outras funcionalidades.

Google Meu Negócio: painel

Uma segunda verificação no Google Meu Negócio

Após concluir a criação da sua conta e adicionar o endereço da sua empresa, o Google envia uma carta para este endereço com mais alguns passos para confirmação do seu endereço.

 

Basta seguir o passo a passo informado na carta e seu negócio estará validado.

 

Quanto mais completo estiver o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio, mais relevante ele será para o Google, sendo apresentado para mais usuários.

 

Por isso, aproveite para abrir o seu painel no Google Meu Negócio e vá conhecendo melhor a ferramenta, entendo tudo o que ela te fornece e preenchendo todas as informações possíveis.

 

Não importa qual o porte da sua empresa, se ela atua na internet ou só localmente, ter um perfil no Google Meu Negócio e ser encontrado por quem procura pela sua empresa ou pelos produtos e serviços que fornece é muito importante para alavancar o seu negócio.

 

Atualmente, as buscas se concentram quase que unicamente no Google, para saber telefone, endereço, avaliações, etc., é nele que as pessoas buscam. Assim, ter um perfil completo pode ajudar muito o seu negócio a crescer.

Posts relacionados

Siga nossas redes sociais

Eiii, vc já vai?

Antes cadastre-se em nossa lista vip e receba novidades exclusivas de Marketing e Vendas direto no seu e-mail.