Como vender serviços pela internet

Qual é a melhor forma de vender serviços pela internet

A internet é um canal fundamental para aquisição de novos clientes, não só para lojas e empresas de venda de produtos, mas também para venda de serviços.
Segundo o 36° relatório Webshoppers, somente no Brasil, 25,5 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra virtual no primeiro semestre de 2017, representando um aumento de 10,3%. O crescimento do Mobile Commerce foi de 35,9%, representando 24,6% de todas as transações online realizadas no ano se comparado ao ano de 2016.
Contudo, vender serviços pela internet é um desafio enfrentado pela maioria das empresas deste mercado. Aqui na Midhaus, um dos desafios mais frequentes entre as empresas que entram em contato conosco é literalmente não saber por onde começar na hora de vender seus produtos e serviços dentro do ambiente digital.
Para ajudá-lo a enfrentar este desafio preparamos este artigo com algumas dicas que vão ajudar sua empresa a dar o primeiro passo e começar a oferecer seus serviços dentro da internet.

Antes de começar

Antes de tudo, é importante que você saiba que nenhuma ação trará resultados significativos se estiver desconectada de uma estratégia. Por isso, antes de começar a colocar a mão na massa, é fundamental que você estabeleça os objetivos a serem alcançados.
Após definir os objetivos, defina metas para cada um destes objetivos estabelecendo um número que deve ser alcançado, dentro de um determinado intervalo de tempo.
Só após isso, comece a pensar nas ações que serão realizadas para alcançar as metas. Ao inverter estas etapas, você compromete o seu resultado como um todo, pois mesmo que você alcance um resultado satisfatório com alguma das suas ações  a tendência é que isso aconteça de forma isolada.
Dito isso, vamos ao que interessa:

Dica 1 -Trabalhe bem seus diferenciais

Pare um minuto e responda para si mesmo: “Por que alguém fecharia um negócio comigo e não com o meu concorrente?”. Se você não tem uma resposta pronta, é bem provável que você deveria investir mais em uma estratégia de diferenciação para o seu negócio. Mas fique tranquilo! Conhecer e destacar os diferenciais da sua empresa  não é algo tão difícil quanto parece.
Para começar, é essencial que você busque entender como seus concorrentes trabalham, e como se posicionam.
Além disso, utilize ferramentas como análise SWOT, e faça um diagnóstico dos seus principais concorrentes, identificando suas forças e fraquezas. Desta forma, você saberá exatamente o ponto onde deve trabalhar para se destacar.

Dica 2 – Encontre seu nicho

A escolha do seu nicho, nada mais é do que, a escolha da sua fatia do mercado. Ao se posicionar como um especialista em um determinado nicho, você aumenta as suas chances de fechar contratos com empresas daquele segmento.
Outro fator muito importante a considerar, é que tratando-se de um país com 200 milhões de habitantes, o nicho mais improvável pode acabar dando certo se você fizer um trabalho bem feito, por menor que este possa parecer.

Dica 3 – Tenha uma boa apresentação comercial

Uma boa apresentação comercial pode ser crucial na hora de determinar o sucesso de sua estratégia de vendas na internet.
Isto porque não importa a quantidade de pessoas que acessam seu site, ou a quantidade de contatos que você gera, se você não consegue fazê-los comprar seus produtos e serviços, seu resultado é zero.
É muito comum empresas jogarem fora grande parte de seus  esforços de marketing por conta de uma apresentação comercial de baixa qualidade, por isso, capriche na hora de elaborar a sua e deixe claro os diferenciais de sua empresa, assim como os benefícios e a transformação que você se propõe a realizar para o seu mercado de atuação.

Ferramentas para apresentação (por exemplo: prezi, ppt, google docs, etc)

Existem diversas ferramentas disponíveis para elaboração de propostas comerciais, muitas inclusives fornecem templates gratuitos para utilização.

  • Algumas ferramentas para criação de propostas: Google Presentations, Prezi, ou até mesmo o famoso power point.
  • Algumas alternativas para que você economize tempo: Canva, Trakto.io

Dica 4 – As melhores formas de vender pela internet

Website

Uma pesquisa realizada pelo IAB (Interactive Advertising Bureau) indica que antes de fechar uma compra, 74% dos brasileiros procuram na web os produtos e serviços que desejam adquirir; um bom website, não é somente um cartão de visitas para sua empresa, mas também uma poderosa ferramenta de vendas.
Quando um cliente visitar seu website, ele precisa entender claramente o porque deveria contratar sua empresa. Sendo assim, trate seu site como seu melhor vendedor e faça com que ele fale por você.
Independente do segmento ou do tamanho da sua empresa, ter um bom site é fundamental e traz um retorno muito significativo, por isso, invista neste canal.

Links patrocinados

Esse é um formato usado tradicionalmente na publicidade, que consiste em comprar um determinado espaço para veicular anúncios de sua marca.
Para comunicar serviço de sua empresa, você pode usar o seu website para expor os seus serviços e também pode criar conteúdos para ajudar seus clientes em potencial. Em seguida, você pode promover esse conteúdo por meio de campanhas em sites como o Google e o Facebook, por meio de suas próprias plataformas de anúncio, como o Adwords, Facebook Ads.

Dica 5 – Se preocupe em atrair ao invés de correr atrás de prospectos

Ao invés de correr atrás das borboletas, que tal construir um jardim?”

Apesar de parecer bem simples, muitas empresas cometem este erro na hora de tentar vender serviços pela internet.
Logo de cara, elas focam em correr atrás de novos clientes e acabam colocando todos os seus recursos nestas ações.
Apesar de necessária nas fases iniciais do negócio, a longo prazo esta estratégia acaba se mostrando insustentável. Mas então como deve ser este jardim? E a resposta é bem simples: Conteúdo.
Ao publicar conteúdo direcionado ao seu consumidor, você se posiciona como autoridade e alcança um número muito maior de pessoas. Além disso, se o seu serviço resolve uma dor latente do seu cliente, muito provavelmente seu conteúdo será capaz

Hora de agir!

Existem diversas maneiras de começar a vender serviços pela internet, porém, antes de tudo é fundamental que você tenha objetivos e metas claras. Com isso, definir as ações que devem ser realizadas será algo muito mais simples.
Após isso, analise seus concorrentes e verifique o quão competitivo é o seu mercado, pois isso irá exigir diferenciais ainda mais claros no seu posicionamento para que você consiga se destacar.
Utilizar as ferramentas certas vai te ajudar muito a conseguir os primeiros resultados. Invista em um bom website e uma boa apresentação comercial, além disso, se você precisa de resultados em curto prazo, investir em links patrocinados pode ser uma boa pedida.

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