Você que tem uma empresa sabe muito bem como a vida de empreendedor pode ser complicada.
Além de todas as dificuldades relacionadas à gestão empresarial, você ainda tem o desafio diário de aumentar suas vendas. Às vezes, você tenta de tudo e nada parece funcionar.
Acredite, eu sei muito bem como é. Nos últimos anos, já atendi mais de uma centena de empresas com o mesmo problema.
E tenho uma ótima notícia para você: hoje em dia, existem diversas ferramentas que podem não apenas tornar seu trabalho mais simples, como também ajudar você a vender mais.
Uma delas é o Instagram.
Você com certeza conhece o famoso aplicativo de fotos e muito provavelmente até possui um perfil. Mas sabia que ele pode ser um poderoso aliado para transformar seu negócio em uma máquina de vendas?
Nesse artigo, vou ensinar você a explorar todo o potencial da ferramenta com um passo a passo de como anunciar no instagram para alavancar seus resultados.
O Instagram.
Mas por que o Instagram? Talvez você não esteja muito confiante de que um aplicativo de fotos pode realmente dar um up no seu negócio. Mas depois que eu ensinar você como anunciar no Instagram, vai mudar de ideia.
Há muito tempo as maiores empresas do mundo vem usando a plataforma com muito sucesso para fortalecer suas marcas e, mais importante, aumentar suas vendas.
Criado em 2010, o Instagram era um aplicativo simples para tirar fotos e aplicar filtros sobre elas. A partir de 2014, os perfis comerciais passaram a ser aceitos e, então, as marcas invadiram de vez o lugar. Hoje, são mais de 1 bilhão de usuários do mundo todo.
O Instagram no Brasil
De acordo com a empresa Opinion Box, para cerca de 25% dos internautas no Brasil o Instagram é a rede social mais utilizada. São mais de 60 milhões de usuários por aqui. Desse número, 83% segue alguma marca e 50% já comprou algum produto ou serviço que conheceu no Instagram.
Em comparação com outras redes sociais, o Instagram se mostra muito melhor para empresas. Estudos mostram que posts no Insta ganham até 10x mais engajamento que os do Facebook. Além disso, o valor do seu CPM (Custo Por Mil impressões) pode sair pela metade.
Agora você já deve ter entendido a grande oportunidade que tem nas mãos, certo? Então vamos ver como anunciar no Instagram e começar agora mesmo a aumentar suas vendas.
Como anunciar no Instagram
Para começar a aumentar suas vendas com o Instagram, você precisa antes transformar seu perfil em um perfil comercial. Acesse as Configurações e clique em Alternar para perfil comercial.
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Defina o objetivo da sua campanha
Depois disso, o próximo passo é vincular seu perfil comercial do Instagram ao Facebook. para isso, basta ir em Configurações > Contas vinculadas > Facebook. Depois disso, é só acessar o Gerenciador de Negócios na sua fanpage.
Agora é hora de escolher o Objetivo de Marketing da sua campanha. Existem várias opções disponíveis, de acordo com o resultado que você quer. Para vender mais, sugerimos escolher um objetivo de Conversão.
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Escolha seu público-alvo
Continuando o passo a passo de como anunciar no Instagram, uma etapa que faz toda a diferença: a hora de segmentar. Aqui você define quem são as pessoas que receberão o seu anúncio.
É muito importante você saber o máximo sobre seus clientes. Onde vivem, qual sua idade, seu padrão de vida e seus interesses. Quanto mais dados, melhor. A ferramenta é bem completa e permite que você segmente bastante seu público.
Do lado direito da tela, o Facebook mostra uma estimativa de quantas pessoas serão alcançadas diariamente e potencialmente de acordo com as características que você escolheu.
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Selecione o posicionamento do anúncio
Aqui você escolhe em que plataformas seu anúncio vai aparecer:
no feed do Instagram, no Stories ou se vai ser vinculado com o Facebook. A escolha vai depender do objetivo da campanha. Como queremos vender mais, tanto o feed quanto o Stories são boas opções.
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Estabeleça o orçamento da campanha
Estamos quase no final do passo a passo de como investir no Instagram. Falta informar quanto você pretende investir na sua campanha. Você pode escolher um valor diário (todo dia a mesma quantia será investida) ou vitalício (você define um total e o dinheiro vai sendo investido de acordo com o desempenho do anúncio a cada dia).
No orçamento diário, é possível colocar uma data de início e fim pro anúncio. Já no vitalício, dá para estabelecer um limite. Assim, quando esse valor for atingido, a campanha será encerrada.
Agora você deve estar se perguntando “mas quanto eu devo investir para ter um bom retorno?”.
A resposta é: depende, pois cada caso é um caso. Para começar, vamos escolher um valor não muito baixo, mas que não vai prejudicar suas finanças, como R$ 50,00.
À medida que você muda o valor investido, a ferramenta muda a estimativa dos seus resultados. Então, acompanhe sempre seu desempenho para saber se o valor investido é o suficiente.
Seu anúncio no Instagram está quase pronto! Falta apenas escolher o formato. Você tem 6 opções:
- Imagem única: o formato mais básico, com uma imagem e um botão call-to-action. Você pode fazer seis anúncios com uma imagem cada.
- Vídeo único: um bom formato para se destacar, já que o Instagram valoriza posts que os usuários ficam mais tempo olhando. Aqui, recomendo usar o formato quadrado de 1080 x 1080, que gera, em média, de 30% a 35% a mais de views.
- Carrossel: você pode adicionar até 10 imagens ou vídeos no anúncio. É interessante para postagens criativas ou para apresentar uma linha de produtos. Cada cartão aceita vídeo, imagem ou slideshow e um título. A legenda, no entanto, é sempre a mesma.
- Apresentação multimídia: parecido com o Carrossel, esse formato permite que você transforme suas fotos num vídeo colocando uma música de fundo. Cada foto fica na tela por 5 segundos. para que você tenha um resultado melhor, recomendo uma apresentação curta, de no máximo 20 segundos.
- Formulário de leads: aqui você coleta dados dos usuários que clicarem no botão do seu anúncio. Eles são encaminhados para uma página com um formulário onde devem inserir nome, e-mail e outras informações. Você deve criar seu próprio formulário, com as perguntas que achar importantes, além de um agradecimento e adicionar uma política de privacidade.
- Stories: seus Stories vão aparecer até para quem não segue seu perfil. Você pode usar fotos ou vídeos – cada foto aparece por 5 segundos. Já os vídeos podem ter 15 segundos de duração no máximo.
Limites de texto para as publicações
Seja qual for o formato escolhido, não esqueça dos limites para os anúncios: o texto da imagem não pode ultrapassar 20% da foto e o texto da legenda pode ter até 2.200 caracteres.
Dica bônus
Agora você já sabe o básico de como anunciar no Instagram e vender mais com a sua empresa. Para ir mais longe, explorar o aplicativo ao máximo e conquistar resultados ainda melhores, é fundamental ter a ajuda de profissionais especializados.
A Midhaus é uma assessoria de marketing e vendas para pequenas e médias empresas que já entregou sucesso a mais de uma centena de empresas e está pronta para oferecer todo o suporte que seu negócio precisa para chegar muito mais longe.
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