O que é SEO? Entenda como e por que deve investir nessa ferramenta!

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Muitas pessoas se perguntam qual é o segredo das empresas que se encontram nas primeiras posições das pesquisas do google.
Devido a enxurrada de informações existentes na internet a respeito do assunto, podemos pensar que exista alguma resposta mirabolante, alguma técnica secreta, ou alguma receita mágica para inserirmos nosso site no topo das buscas, mas a realidade é outra.
A verdade, é que por traz desses grandes sites existe um trabalho de SEO muito bem estruturado e executado. Mas afinal, o que é isso?

O que é SEO?

SEO é um acrônimo para o termo Search Engine Optimization, do inglês, otimização para os mecanismos de busca, que nada mais é do que um conjunto de princípios aplicados com o objetivo de atender a cada vez mais, os critérios utilizados pelos buscadores e garantir uma maior relevância e um melhor posicionamento para aquele site em questão.
Para começarmos esse post com clareza devemos considerar que os mecanismos de busca, ou mecanismos de pesquisa, são hoje a principal fonte para aquisição de informações na internet, por todo tipo e perfil de usuário.
A utilização destas ferramentas está presente no dia a dia de qualquer pessoa que tenha aceso a internet. Se você já deu um “Google” para saber aquela receita, ou pesquisou o preço de um produto o serviço, já sabe do que estamos falando, se pergunte, quantas vezes você usa o google ao longo do seu dia?

Entendendo os mecanismos de busca

É impossível falarmos a respeito de sistemas de busca e não falarmos de Google, a empresa é líder unânime no mercado e conta com uma participação de mercado de incríveis 95% do mercado brasileiro
Para entendermos como gigante do vale do silício funciona, precisamos compreender o que tem acontecido com a internet, deste seu surgimento até hoje, e como a empresa teve que se adaptar para cumprir cada vez mais o seu propósito.
A Google Inc surgiu em 1998, com a missão de organizar a infinidade de informações presentes na internet, contudo, talvez nem Lary nem Sergey (os dois fundadares da empresa) tenham imaginado o que a internet viria a se tornar.

Os critérios de busca e a filosofia do SEO

A quantidade de informações quase infinita a respeito de cada pesquisa, levou o google a adotar cada vez mais critérios para compreender quais sites eram relevantes ou não para o usuário, e assim posiciona-los dentro da SERP’S (nome dado aos resultados da busca).
A quantidade de critérios atualmente é muito alta, alguns apontam que o google leva em conta mais de 600 pontos de um website na hora de releva-lo. Contudo, mais importante do que tentar analisar cada um destes critérios, é preciso entender qual é a filosofia por traz.
O objetivo do google, como qualquer produto, é atender a necessidade de seu cliente, neste caso o usuário! Desta forma, o proposito do google, é mostrar para você usuário, a informação mais relevante para sua busca.
Sendo assim, cada um destes critérios, tem como único objetivo compreender se aquele website, é ou não relevante para o usuário, e se possui ou não condições de melhor responder sua pergunta e/ou atender sua necessidade.

Porque SEO?

Estar bem posicionado dentro do google, pode ser um fator crucial para o seu negócio, aparecer ou não aparecer pode ser o fracasso ou sucesso de uma empresa independente de ser uma prestadora de serviços, e-commerce ou uma loja física, considerando que em sua maior parte, o processo de compra tem inicio a partir de uma consulta rápida aos buscadores.
É ai que entra o SEO, um forte aliado na hora de tornar um site amigável para os buscadores e principalmente para os usuários.
Um bom trabalho de SEO, consiste em uma boa estratégia de conteúdo, periodicidade, links, arquitetura da informação e engajamento, cada um destes pontos é extremamente relevante para que o site fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

Entendendo a estrutura das buscas

Nesta sessão não há custo ou nenhum tipo de gasto para o dono do site, esses resultados vem de acordo com a importância do conteúdo, relevância e autoridade de página.
Já os resultados pagos, estão situados acima dos resultados orgânicos na página de busca. Este tipo de resultado vem através de investimentos em lances de palavras chave no qual utilizamos o Google Adwords para anunciar o termo mais próximo, ou viável ao serviço (produto) do anunciante, como podemos ver a seguir:

Fatores decisivos para um SEO de sucesso!

Existem alguns fatores decisivos para bater o martelo e definir uma estratégia de SEO como eficiente. Alguns deles são visivelmente notáveis como a popularidade de links e a credibilidade da página, outros ficam “escondidos” aos olhos de quem acessa a página, como fatores internos de arquitetura, autoridade e etc.

Conteúdo relevante

Lembra quando falamos que o objetivo do google era responder a pergunta do usuário?
A principal forma de um website se apresentar como relevante é através de conteúdo! Desta forma, podemos dizer que quando se trata de SEO, o conteúdo é rei.
Entretanto, se engana quem pensa que conteúdo se resume apenas a textos dentro de uma página, este pode e deve ser produzido nas mais diferentes formas possíveis, seja em vídeo, imagens, áudio, ou o que quer que seja. O mais importante é que ele seja relevante para o usuário que realiza a busca.

Link Building

Esse fator é responsável por medir quantos links apontam para o seu site e qual a qualidade deles. Os buscadores baseiam-se na importância que links que o seu site recebe, e “pontua” ele de acordo com a qualidade do material associado. Isso é dado através do PAGEHANK, que calcula com o número de links qual a importância que eles possuem ao chegar em “determinada página”.

Autoridade de página

A autoridade de página, ou como é conhecida “Page Authority” é responsável por medir a força de uma página específica dentro de um site. Com isso, podemos mensurar a possibilidade de ser bem rankeada ou não pelo Google, com mais de 40 fatores a serem considerados.
A Page Authority colabora para que seja possível criar uma relação de autoridade entre as páginas, favorecendo o SEO.
Dentro do critério de autoridade, podemos encontrar também os seguintes tópicos:
Autoridade no assunto: responsável por medir se o seu site trabalha bem o tópico central ou não. Esse fator baseia-se praticamento no Link Building (como explicamos a cima), relacionando os links direcionados para o seu site, e para onde os links do seu site levam o leitor.
Tópico do site: é a principal abordagem do site, ou tópico central. A partir dele o buscador consegue determinar a importância e relevância com as outras páginas do site, mensurando a qualidade do site para o buscador.

Por que investir em SEO?

A otimização do site através das técnicas de SEO possibilita  muito mais do que simplesmente um aumento de acessos para o seu site. Estar bem posicionado pode ter impacto em até mesmo na forma como seus clientes e concorrentes enxergam sua marca.
Pesquisas mostram que os consumidores tentem a visualizar as empresas que se encontram nas primeiras posições do google como lideres do seus segmentos. Ou seja, investir em SEO significa também ter uma marca forte e consequentemente um retorno em conversões feitas através do site.
Com SEO é possível otimizar páginas da web que possuem objetivos diferentes, como um blog que busca aumentar seus leitores, um e-commerce que quer aumentar suas vendas ou site de serviços que quer expor as qualidades e vantagens da sua empresa.
Independente da area ou objetivos, a otimização de uma página da web possibilita que a sua empresa chegue até o público segmentado e aumente suas conversões, sejam ela vendas, cliques, downloads ou visitas.

O processo de compras mudou

Se você acompanha nosso blog, sabe que Já estamos tratando disso ha algum tempo, mas para tornar esse fato ainda mais tangível vamos fazer a seguinte experiência: Pare por um segundo e pergunte-se qual foi a ultima vez que um anúncio de TV, rádio, ou mídia impressa o levou a uma compra direta? Agora vamos a segunda parte da experiência: Qual foi a ultima vez que você foi até o Google para pesquisar algo a respeito de um produto ou serviço, seja essa informação preço, onde encontrar e etc?
Acredito que após responder a essas duas perguntas é bem provável que você tenha notado que a internet se tornou o principal “fator de compra”, e cada vez mais, isso vem se tornando uma realidade.
É na fase de descoberta que o usuário realiza uma pesquisa por um determinado produto ou serviço, e é neste momento que ele deve ter o primeiro contato com sua marca.

Redução do CAC

O trabalho com SEO é um processo que não ocorre da noite para o dia. Para que essa técnica seja eficiente é necessário um trabalho criterioso feito por profissionais qualificados e experientes na área.
Então você pode pensar: qual será a vantagem em investir em SEO? A técnica visa reduzir gradativamente o seu custo por clique, contribuindo para uma redução drástica em seu CAC reduzindo investimentos em mídia paga como anúncios no Google Adwords, tornando o seu investimento para adquirir trafego e novos cliente muito menor.

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