KPI de Marketing Digital – O que é?
Durante a execução de uma estratégia de marketing digital, não é incomum ficarmos confusos diante de uma avalanche de informações e métricas para serem monitoradas. Neste cenário, é importante sabermos para onde olhar e o que realmente, merece nossa atenção e é decisivo para o sucesso de nosso projeto.
O que é KPI?
Kpi é uma sigla que vem do inglês para Key Performance Indicator, o que significa, indicador chave de performance, ou seja, KPIs são as métricas essenciais para o sucesso de seu projeto, elas serão responsáveis por dizer se o sua estratégia está no caminho certo ou não.
Alguns exemplos de KPIs:
- Número de vendas
- Leads gerados
- Taxa de conversão de visitantes em vendas (excelente KPI para ecommerce)
- Custo por Lead (CPL)
- Custo por Visitante (CPV)
- Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
KPIs de Marketing Digital – O processo de análise
Antes da definição de um KPI, é fundamental que ocorra uma etapa de planjemaneto estratégico, para que nela sejam definidos objetivos e ações, para que então sejam estruturados os kpis que irão medir o sucesso e a performance do projeto.
Por exemplo, vamos supor que sua empresa tem como objetivo, aumentar as gerar mais vendas para seu ecommerce, você pode definir como ação principal ação a otimização do design da loja, juntamente com a elaboração de uma campanha de links patrocinados para a atração de mais visitantes para o site.
Neste cenário, duas KPIs primarias para o sucesso dessa estratégia são:
- Taxa de conversão de visitantes em vendas: multiplique o volume de vendas de sua loja por 100 e divida pelo número de visitantes, por exemplo: uma loja fecha 50 pedidos no mês e possuí 10.000 visitas neste mesmo período. Sendo assim, (50×100)/10.000 = 0.5%.
- Custo por visitante único: Some todos os investimentos envolvidos com a atração de novos visitantes, verba de mídia, fee da agência ou salário do responsável pela execução da campanha e divida pelo número de visitantes alcançados. Vamos supor que a mesma empresa do exemplo anterior, investe cerca de R$2.500 reais para atrair novos visitantes para seu website todo o mês, sendo assim a conta ficaria: 10.000/ 2.500 = R$4,00 por visitante.
Ao compararmos as duas KPIs podemos facilmente visualizar o custo de aquisição por cliente que é de 4/0.05 (custo por visitante divido pela taxa de conversão), chegando no custo de R$80,00 por venda, e agora podemos comparar este número com a pretenção inicial e a margem de lucro por venda para sabermos se este investimento faz sentido ou não.
Como escolher um KPI de marketing digital?
Esta pergunta deve ser feita em relação ao nosso objetivo, precisamos entender se o KPI é relevante para ele, imagine que se você quer mais visitantes para sua seu website, acompanhar o número de curtidas em sua fanpage, ou o número de inscritos em seu canal no youtube (apesar de parecer relevante em um primeiro momento), não é a coisa mais interessante a se fazer.
Os KPIs definidos devem estar intrinscicamente relacionados aos objetivos, pois eles é quem medirão a performance em relação a cada um destes objetivos.
Algumas caracteristicas de um bom KPI
- Ser simples e facil de ser compreendido
- Expressar com clareza o atingimento dos objetivos
- Fornecer informações para tomada de decisões
- Relevante para a base do negócio
- Pode ser mensurado com periodicidade
Conclusão
Agora que você já sabe o que é um KPI e como identifica-lo, coloque em prática e comece a medir a performance de suas ações em marketing digital.