Introdução
Se chegou até esse post, é porque quer descobrir como esta técnica, tão popular nos últimos tempos, pode ajuda-lo a aumentar suas vendas.
Seja você o proprietário de uma pequena empresa ou um gestor de marketing, se você ainda não aplica o Inbound Marketing, saiba que você pode estar perdendo muito dinheiro.
Neste post você irá aprender:
- O que é Inbound Marketing
- As etapas do Inbound marketing
- Porque ele irá ajuda-lo a vender mais
- Por onde começar
O que é Inbound Marketing?
Muito tem se falado a respeito desta metodologia nos últimos tempos. Ela pode parecer complexa em um primeiro momento.
Porém, a ideia é que após essa leitura, você consiga compreender como ela pode ajuda-lo e que na verdade ela trás uma série de conceitos tradicionais do marketing, porém com aplicação ao Digital e de forma revitalizada.
Se pudéssemos resumi-lo em uma frase, diria que o Inbound Marketing é a um conjunto de técnicas que tem como objetivo atrair visitantes para um website e transforma-los em clientes e promotores de sua marca.
Algumas das técnicas utilizadas são:
- SEO
- Blogs
- Marketing de conteúdo
- Ebooks
- Infográficos
- Landing lages
- Email marketing
- Automação de marketing
Entre outras…
Quais são as etapas do inbound marketing?
Como toda metodologia, no inbound marketing também existe um processo. E este processo consiste em 4 etapas onde são agrupadas as estratégias e técnicas utilizadas.
Etapa 1: Atração
A etapa de atração consiste em trazer visitantes qualificados para seu website, pelo motivo de que um website sem visitantes não gera vendas, o processo de compra na internet, funciona de forma parecida ao tradicional funil de vendas, ou seja, se você procura vender para um grande número de pessoas, precisa ampliar a base de sua comunicação para um grande número de pessoas.
Técnicas mais utilizadas
- Blog
- SEO
- Links patrocinados
- Marketing de conteúdo
Etapa 2: Conversão
Agora que atraímos visitantes para nosso website, o próximo passo é desenvolver uma forma de captarmos informações relevantes sobre eles, transformando-os assim em leads, para que então possamos torna-los clientes da nossa marca.
Técnicas mais utilizadas
- Materiais ricos
- Landing pages
- CRO (Conversion rate optimization)
Etapa 3: Relacionamento
Se você possuí um grande número de leads, o próximo passo é iniciarmos um relacionamento com estes leads com o objetivo de auxilia-lo com seus anseios e desafios, durante o processo de contratação da nossa solução ou produto.
Técnicas mais utilizadas
- Jornada de compra
- Criação de personas
- E-mail marketing
- Automação de marketing
Etapa 4: Vendas
A última e mais importante etapa do Inbound Marketing é a etapa de vendas, agora que atraímos visitantes, geramos leads e nutrimos estes leads, chegou a hora de vender para eles.
Afinal, apesar de utilizar muitos conceitos teóricos o Inbound Marketing é uma metodologia Prática, com foco objetivo em vendas.
Compreenda os estágios em que seus leads se encontram, e quais possuem um perfil mais próximo de seu cliente ideal e inicie um processo de entrega de oportunidades para sua equipe de vendas.
Técnicas mais utilizadas
- Gestão de leads
- Lead scoring
- CRM
- Técnicas de vendas
Porque ele irá ajuda-lo a vender mais
Algumas estatísticas do Inbound Marketing
- O Inbound Marketing custa em média 62% mais barato que o Marketing Tradicional.
- As chances de vender para um lead quente são 8 vezes maiores do que tentar vender para um lead frio.
- Hoje, 93% dos processos de compra começam com uma busca online.
- Cerca de 60% do processo de compra já está feito quando o consumidor entra em contato com o vendedor.
- Apenas 3% dos leads estão prontos para comprar, é preciso nutrir estes leads de informação e qualificar seus interesses antes de tentar vender.
- As empresas que fazem bem a nutrição de leads geram em média 50% mais vendas, a um custo 33% menor.
- Empresas que priorizam manter um blog tem 13x mais chances de ter um ROI positivo.
Além disso, o Inbound Marketing também irá:
- Aumentar o volume de oportunidades de vendas: Com um processo bem estabelecido para geração e nutrição de leads, a cada vez mais você conseguirá trazer oportunidades para seu time de vendas.
- Facilitar o trabalho da equipe comercial: As oportunidades geradas através do inbound marketing, já tiveram contato com sua marca e sua solução, por consequência não estão frias. Desta forma a abordagem comercial acaba tendo conversões muito maiores e sendo muito mais amistosas.
- Possibilitar um alcance escalável: Se sua empresa alguma vez já trabalhou com Field Sales, sabe a dificuldade em gerar escala a partir deste processo. O Inbound Marketing permite tornar o seu processo de vendas escalável, a medida que o funil é ampliado, ou seja, mais acessos, mais leads e mais vendas.
Por onde começar com Inbound Marketing
Se você chegou até aqui, no entanto não tem ideia de por onde começar a aplicar o Inbound Marketing em sua empresa, fique tranquilo.
Partindo para a prática, minha sugestão é: comece pela sua maior deficiência. no Inbound, ao começar pelo seu ponto fraco, você tem chances maiores de ter grandes resultados em curto prazo. Abaixo, confira 3 passos que vão ajuda-lo:
1- Analise seu funil de vendas
Comece realizando uma análise do seu funil de vendas. Desta forma, ficará muito mais fácil de encontrar onde está o problema, e os resultados serão virão de forma muito mais rápida.
Não é nada incomum, vermos uma empresa que possuí um tráfego baixíssimo em seu website, procurando aumentar as taxas de conversão, ou então, direcionando todos os seus esforços para um trabalho de e-mail marketing, com uma base de 100 ou 200 e-mails apenas.
2- Defina seus objetivos
Após analisar seu funil de vendas, as coisas ficarão mais claras, você conseguirá enxergar com facilidade onde é o ponto crítico. E agora é hora de definir os seus objetivos.
Vamos imaginar que este seja seu funil de vendas:
1.000 (acessos) > 30 (leads) > 10 oportunidades > 2 vendas
Nós temos algumas opções ai, aumentar a conversão de visitantes para leads, aumentar a conversão de leads para oportunidades ou de oportunidades em vendas.Na hora de definir nosso objetivo, procuraremos pela ação que trará o maior resultado com o menor esforço possível, assim, maximizando os resultados obtidos.
No exemplo acima, o ponto crítico, é a taxa de conversão de visitantes em leads, a qual esta em torno de 3%, muito abaixo do esperado para este volume de acessos. desta forma, um bom caminho seria a otimização da conversão e criação de pontos de captura e landing pages para aumentar assim a geração de leads.
3- Contrate uma agência
Caso sua empresa esteja pensando em aplicar o inbound marketing mas não sabe por onde começar (equipe, treinamento, capacitação, custo etc) uma boa pedida, pode ser encontrar parceiros qualificados para executar a estratégia.
A Midhaus é uma agência de Marketing Digital especialista em Inbound Marketing, que já ajudou diversas empresas a conquistarem resultados com marketing digital.