7 dicas de marketing digital para alavancar seu negócio

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Introdução

Se você é proprietário de uma empresa e esta em busca de dicas para alavancar seu negócio, ou até mesmo quer entender por onde começar, saiba que você veio ao lugar certo.

Fazer sua empresa crescer a princípio não ser algo tão simples, mas a medida que você descobre o caminho certo, pode ter certeza que os resultados virão!

Nós da Midhaus preparamos este post com 7 dicas de ouro para ajuda-lo a alavancar seu negócio utilizando marketing digital.

1- Gaste tempo com planejamento

Antes de colocar a mão na massa, comece fazendo um bom planejamento. E para isso, você precisa de um objetivo bem claro.

Faça uma análise das forças e fraquezas do negócio e defina objetivos financeiros e comerciais, e faça com que seus objetivos de marketing estejam atrelados a eles.

Quantos novos clientes você quer conquistar no próximo ano? Qual é o número de vendas que você quer atingir? Qual faturamento? Tenha isso em mente antes de começar a pensar em quais canais, ou quais ações você irá realizar.

 

2 – Possua um calendário de ações e controle seu cronograma

Agora que você já tem um plano de ação, é hora de definir os prazos e responsáveis para cada atividade a ser realizada. Se você não tiver um calendário e uma boa estrutura de controle, a chance de sua estratégia ficar somente no papel é muito grande.

Você pode começar utilizando uma simples planilha de excel, ou algum modelo de calendário já utilizado em sua empresa. Uma boa dica é a utilização do Google Calendar, você só precisa criar um calendário personalizado, e pode compartilha-lo com todos os responsáveis da equipe, alem disso, você pode utilizar “cores” para identificar cada um dos tipos de tarefa (produção de conteúdo, revisão, edição, publicação, configuração, etc..).

3 – Tenha um blog corporativo

Seja qual for o tamanho de seu negócio, um blog corporativo é parte fundamental de uma boa estratégia de marketing digital, alem de ajudar sua empresa em se posicionar como referencia em seu nicho de atuação, alem de permitir ajuda-lo a atrair novos visitantes que poderão se tornar clientes.

O blog irá ajuda-lo a adquirir tráfego orgânico para seu website por meio de um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

O blog corporativo funciona, ainda, como uma excelente forma de personalizar e aprofundar a comunicação com seu publico alvo. Hoje, diversas empresas e startups tem seus principais executivos como produtores de conteúdo em seus blogs, buscando uma maior aproximação seus clientes em potencial.

Alem disso, não negligencie o potencial que um blog possuí para gerar negócios para sua empresa, se o seu conteúdo realmente ajuda o seu cliente, e o seu produto resolve esta dor, você tem grandes chances de gerar negócios através deste canal.

4 – Invista em campanhas de links patrocinados

Links patrocinados são extremamente importantes em uma estratégia de marketing digital, imagine que seu conteúdo é um produto e que a “mídia paga” é a forma eficaz de “distribuir” este conteúdo dentro da internet.

São diversas as ferramentas que permitem a promoção de conteúdos e ofertas através da compra de links ou impressões, porem, falaremos brevemente das duas mais utilizadas dentro do mercado:

Google adwords

Ferramenta de anúncios do google, que permite a você anunciar na forma de imagens (rede de display), texto (rede de pesquisa e parceiros) e video (youtube ads).

Se você é iniciante, nossa sugestão é que comece com anúncios de texto. Defina algumas palavras chave relevantes para seu negócio e crie anúncios para cada uma dessas palavras, direcionando-os para landing pages (páginas com ações claras e com conversão otimizada) para que o aproveitamento de seus cliques seja máximo.

Facebook ads

O facebook ads chegou para ficar, a ferramenta tem sido, nos últimos anos, principal adversária do google adwords no mundo.

Ela funciona de forma relativamente diferente de seu concorrente, enquanto o google adwords exibe seus anúncios com base nas buscas do usuário, o facebook permite que você “segmente” os usuários para quem gostaria exibir seus anúncios.

5 – Tenha uma boa estratégia de SEO

Links patrocinados são um excelente recurso, e quanto a isso não a dúvidas, contudo, um trabalho de SEO diferenciado, é capaz de ser um divisor de águas nos resultados de sua empresa.

SEO nada mais é do que uma sigla para “Search engine optimization”, que significa: otimização para os mecanismos de busca, é essa estratégia a responsável por fazer com que o seu post ou seu website apareça na primeira página das buscas do google.

6 -Faça campanhas de e-mail marketing

O E-mail marketing já se provou como um excelente canal de comunicação com leads e potenciais clientes. 93% dos usuários da internet possuem ao menos uma conta de e-mail a qual acessam regularmente. Se sua empresa utiliza e-mail marketing, é hora de repensar!

Comece escolhendo uma ferramenta de e-mail marketing de sua preferencia, então importe sua lista de contados e inicie alguns disparos para esta base, com o objetivo de promover seus conteúdos. Não deixe que sua comunicação por e-mail se limite a ofertas, ofereça conteúdo relevante para sua base de usuários.

Além disso, faça automações para nutrir os leads da sua base de acordo com o momento na jornada de compra em que cada um se encontra.

7 – Controle o retorno sobre o investimento

Este talvez seja o ponto mais importante entre todos os que comentamos aqui, pois, uma coisa é certa, nenhum investimento em marketing deve ser realizado sem que exista ROI (retorno sobre o investimento). Foi se o tempo em que o retorno era “intangível” ou limitado a questões a formas imensuráveis.

Quando falamos de marketing digital, praticamente todas as ações podem ter seu ROI mensurado, seja ela uma campanha de links patrocinados ou até mesmo um blog post. o calculo de ROI é simples:

ROI = Receita de vendas – Investimento em marketing e vendas / Receita

Conclusão

Se você gostou deste post, não deixe de compartilha-lo, caso sua empresa esteja enfrentando algum desafio com alguma das dicas citadas aqui, fique a vontade para entrar em contato conosco, ou solicite um diagnóstico de marketing digital totalmente gratuito, onde iremos analisar os principais pontos de sua estratégia de marketing digital.

 

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