O Faceboook possuí hoje cerca de 1.28 bilhões de usuários ativos por mês, sendo que no Brasil mais de 70% dos usuários consomem informações e sanam dúvidas dentro da rede social, tornando-o uma excelente ferramenta tanto para quem busca vender quanto para quem busca comprar.
A empresa vem cada vez mais abrindo seu leque para empresas e negócios, através de anúncios. Hoje a rede social nos disponibiliza uma série de ferramentas que nos auxiliam nessa tarefa, como para segmentar publico interessado em seus serviços, fazer um balanceamento de interatividade da página e por fim, acompanhar as métricas e gerenciar anúncios para promover a página ou serviços da empresa.
Quando falamos de como vender no Facebook, nos referimos as diversas maneiras de veicular um anuncio no Facebook, levando em consideração dois pontos cruciais para termos controle sobre os resultados: relevância e desempenho do anúncio. Quanto mais informações e conhecimento temos sobre o publico que pretendemos atingir, mais precisa pode se tornar a campanha, já que o nosso objetivo é tem efetividade com menos gastos.
Para começar as suas vendas no Facebook:
Pensando nisso, separamos dicas cruciais para te ajudar a desenvolver uma campanha que traga resultado, e que você aprenda como vender no Facebook de uma vez por todas:
1 – Defina seus objetivos
Pode parecer óbvio, mas essa é um erro que a maioria dos iniciantes cometem, afinal, como definir objetivos com precisão?
Antes de veicular um anúncio do Facebook Ads é necessário deixar claro como você pretende usar a ferramenta: impulsionar uma página, divulgar um material, patrocinar um novo serviço ou atrair novos clientes para seu site?
Para que nenhuma dessas tarefas sejam frustradas por uma má estratégia, possuímos uma regra para tornar ainda mais preciso o direcionamento e a eficiência da campanha:
2 – Trace uma estratégia
Agora que definimos nosso objetivo, precisamos montar uma estratégia. Para uma estratégia efetiva é necessário tornar o seu anúncio o mais especifico possível para que ele consiga estabelecer uma comunicação direta com possíveis clientes da sua marca.
Caso o seu direcionamento seja amplo, o seu anúncio poderá obter um grande alcance, mas provavelmente não terá uma grande relevância ou resultados sólidos (vendas ou leads).
É interessante restringir o seu público de acordo com a região, idade, interesses e comportamentos específicos, isso contribuirá para uma campanha com resultados duradouros.
Além de disso, é possível fazer uma triagem ainda maior, criando uma lista com o perfil dos seus atuais clientes, seja por uma lista de e-mails ou telefones.
A mensagem e a imagem do seu produto dizem muito sobre o anúncio. Antes de veicula-lo é necessário pensar sobre o impacto que o seu anúncio deve ter sobre o seu público, quais reações você esperaria ouvir de seus prospectos, como: “é isso que eu procurava!”, “preciso muito disso” ou “ vou comprar agora”.
3 – Escolha quais ferramentas de conteúdo irá utilizar (video, post, aplicativo, e-books)
Hoje no Facebook possuímos uma infinidade de recursos para a promoção de um serviço ou produto, as da própria rede social – fotos, videos, links, eventos – ou as ferramentas outside (de fora da rede) – apps ou lojas.
É de extrema importância estimarmos a interação que o nosso publico terá com os diversos materiais e qual será o nível de aproveitamento com cada um deles. Como já foi dito, o vídeo por exemplo atingiu um crescimento de aproximadamente 75% no ultimo ano em vista no anterior, uma ferramenta rápida e eficiente na hora de transmitir uma mensagem, e com baixa taxa de rejeição na ferramenta.
As imagens e os videos tem ganhado maior destaque nos anúncios. De acordo com pesquisas “em janeiro de 2015, o Facebook identificou que os usuários estão postando 75% mais vídeos em comparação com os doze meses anteriores à pesquisa” e que “50% dos usuários ativos do Facebook assistem ao menos um vídeo por dia na rede”.
4 – Realize testes
Para testar a resposta de um novo público aos seus serviços por meio de uma campanha, a regra é simples, porém efetiva, basta exibir diferentes anúncios para as mesmas pessoas (com a mesma pré definição de público) e acompanhar o alcance e interação adquiridas nos diferentes anúncios.
Caso sua intenção seja testar as resposta de um determinado anuncio usaremos a técnica inversa: exibiremos o mesmo anúncio para um conjunto de públicos diferentes, assim se torna mais fácil a mensuração de taxa de resposta positiva ou negativa a um determinado assunto.
5 – Otimize sua campanha (Atualize o Anúncio)
Mesmo uma excelente campanha, estudada e bem configurada, possue um data de validade estimada. Com o passar do tempo, sua campanha acaba “perdendo a graça” para o seu publico, consequentemente seu número de curtidas, comentários e compartilhamento diminuem, ou seja, seus resultados também.
Com tudo, muitas vezes não é necessário criar uma nova campanha para atingir o seu publico, basta atualizar informações como: titulo, foto e descrição da campanha. Opte sempre por textos intrigantes, imagens chamativas e títulos clicáveis para chamar a atenção do seu publico.
Para que isso ocorra com efetividade é necessário pensar como o seu cliente, se colocar no lugar das pessoas que receberão a sua mensagem é a melhor forma de entender melhor que tipo de conteúdo essas pessoas esperam receber em sua timeline.