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Um dos maiores desafios das agências de turismo é a venda de pacotes pela internet. É difícil competir com os grandes players e disputar um mercado cada vez mais competitivo.
Mesmo diante disso, muitas empresas acreditam piamente que a simples “publicação” de uma foto nas redes sociais será o suficiente para que uma enxurrada de clientes comece a bater em sua porta (ou a travar seu formulário de contato).
Para se destacar neste cenário, é fundamental que sua agência invista em um trabalho diferenciado, saiba se posicionar no mercado, sabendo muito bem quem ela quer atender e se especializando para entregar cada vez mais valor ao consumidor.
Para ajudar as agências neste desafio, fizemos este conteúdo com 10 dicas que vão ajuda-lo a vender mais pacotes de viagens e aumentar seus resultados na internet.
1- Atraia mais visitantes para seu site:
Atrair visitantes para seu site não é uma tarefa simples, a cada dia que passa o número de concorrentes nos mecanismos de busca cresce e as grandes empresas do setor firmam seu espaço nas primeiras colocações dos resultados de pesquisa.
Para conquistar seu espaço, é necessário que sua comunicação seja precisa e desperte a atenção do seu público. Se você vende pacotes para o Nordeste do Brasil por exemplo, experimente criar conteúdos de interesse do seu público alvo.
O Marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas que uma agência de turismo pode e deve utilizar em sua estratégia. Alem disso, se bem trabalhado ele será um grande aliado na construção de sua marca e do seu posicionamento no mercado.
Produzir conteúdo fara com que a encontrabilidade do seu website aumente e com isso o número de visitantes suba. Mas esse é só o começo, pois se você já aplica estas estratégias e não controla os passos para transformar seus visitantes em clientes, você tem em suas mãos a receita exata para o fracasso.
2 – Ganhe a confiança do seu cliente
Um outro grande problema que prejudica as vendas online das agências de turismo é a falta confiança do consumidor na hora de realizar uma compra online.
Isto acontece, na grande maioria das vezes pois o site em si transmite pouca ou nenhuma autoridade. Alem de não conter informações adequadas, muitas vezes possui um design totalmente precário, com quase nenhum conteúdo relevante.
A maioria dos visitantes decide se irá permanecer em um site nos primeiros 20 segundos em que o acessa. Isso significa que você deve investir pesado na primeira impressão que o seu website passa, pois se ela não convencer seu visitante a ficar, dificilmente ele será convencido depois.
Um primeiro passo é verificar quais são os pontos fortes de seus concorrentes. Avalie grandes websites como TripAdvisor, Decolar.com, CVC e identifique as qualidades e defeitos de seu website.
Na hora de procurar um profissional para realizar a reformulação do site, avalie bem a experiência da empresa, pois muitas vezes o barato pode sair mais caro do que a encomenda.
3 – Transforme visitantes em leads
Após atrair um novo visitante para o seu site, você não vai querer que ele vá embora para nunca mais voltar, não é mesmo?
Uma boa pedida é captar as informações deste usuário, fazendo com que ele se torne um lead, que nada mais é do que um contato interessado nos seus serviços, ou no conteúdo que você produz.
Com este contato, você poderá perpetuar sua comunicação, enviando novos conteúdos produzidos e novas ofertas e com isso deixando este lead cada vez mais engajado com sua marca e mais qualificado para a compra.
Algumas estratégias para captação de leads são:
Uso de CTA’s
Os Call to action’s ou “chamadas para a ação”, são botões ou pontos de destaque em um website que levam o visitante a tomar uma determinada ação.
O volume de contatos gerados em um website esta diretamente ligado a qualidade de seus CTAs, sem bons call to action’s seu visitante pode até estar consumindo informação de qualidade, mas dificilmente se tornará um lead.
De destaque aos seus CTA’s e utilize frases de chamariz coerentes com a ação que seu usuário precisa tomar. Alem disso, posicione-os estrategicamente para que eles possam ser clicados no momento certo.
Menos é mais
Evite sobrecarregar sua página com uma infinidade de informações e elementos. Aposte em uma comunicação clara e objetiva, com destaque para os benefícios oferecidos pelo produto e para a ação que o usuário precisa tomar.
Muitas vezes, oferecer opções demais pode ter um efeito totalmente oposto ao desejado, confundindo o visitante e fazendo-o desistir da compra. Facilite a vida do seu usuário e deixe a tona o seu próximo passo.
Fomulários de orçamentos precisos
Os formulários de contato são parte fundamental de um bom site, os dados coletados devem ser precisos, nem menos para não prejudicar a venda, nem mais para não prejudicar a conversão do formulário.
Por isso os formulários de contato ou orçamento devem ser pensados especificamente para o seu negócio: quais informações são importantes para a sua empresa? Assim, será possível coletar dados relevantes e utilizá-los para aumentar o número de vendas da sua agência de turismo.
4 – E-mail marketing FUNCIONA
Que tal usar os dados que captamos no com as ferramentas citadas a cima para nutrir esse nosso visitante com conteúdo e ofertas interessantes para ele?
O e-mail é uma excelente ferramenta para nos comunicarmos com nossa audiência pois permite uma comunicação mais pessoal e direta com o lead.
E nada de spam! Nós estamos falando do envio de informações que são relevantes para sua base, por isso, nunca, jamais faça a aquisição de uma lista de e-mails.
Alem disso, respeite seu lead. Caso ele não queria mais receber seus e-mails de a opção de descadastramento para que ele se sinta importante, mas livre.
5 – Ofereça aquilo que os visitantes querem comprar
Coloque suas ofertas amostra de forma coerente. Exponha os produtos que os seus clientes mais compram, não deixe em evidência somente os pacotes de maior ticket ou os que não possuem volume de vendas. Trabalhe com o perfil de seu cliente e alinhe as expectativas com o cenário em que ele está inserido.
Se a maioria dos seus clientes pertence a uma determinada classe social, ou a um determinado nicho de mercado, dar destaque para produtos que não são interessantes para ele só ira prejudicar sua estratégia e aumentar seus custos.
6 – Não venda apenas pacotes, venda sonhos
Seu cliente não esta interessado nas características de seu produto, elas são pequenos detalhes perto dos benefícios que ele pode oferecer.
Uma mensagem centrada nas características é muito menos efetiva do que uma comunicação direcionada a expectativa e aos benefícios esperados pelo consumidor.
Na prática, não gaste 90% do seu tempo falando o que seu pacote contém, mas aproveite para falar das vantagens que ele irá trazer.
Alinhe isso ao perspectiva correta e você tem a formula mágica para aumentar suas conversões.
7 – Conheça a fundo a dor de seu cliente
Como vender algo para alguém que você não conhece?
Você precisa conhecer seu cliente de forma detalhada, e
isto nem de longe é algo simples. Já conheci muitos empresários que não conheciam características básicas de seus consumidores.
Quais são os sonhos do seu cliente? O que o motiva? O que tira seu sono? Todas estas informações são extremamente relevantes na hora de desenvolver uma estratégia de marketing que relevante e que realmente funciona.
Se você quer ter sucesso com marketing digital, comece entendendo seu cliente.
8 – Explore canais pouco utilizados
Saia do básico e aposte em canais diferenciados para divulgação dos seus produtos. Procure comunidades dentro das redes sociais, comece promovendo aos poucos seus conteúdos e perceba se existe um interesse pelo seu material.
Alem disso, esteja atento ao surgimento de novos canais e mais atento ainda aos canais que o seu concorrente não tem trabalhado da forma correta.
9 – Utilize um CRM para gerenciar suas vendas
Isto pode parecer óbvio, mas é muito comum encontrarmos agências de turismo que não possuem um software CRM para gerenciar seus contatos e o andamento de suas vendas.
Acontece que os contatos e informações de muitos clientes acabam sendo perdidos nos canais de comunicação, como o whatsapp, inbox do Facebook, telefonemas e até mesmo em e-mails.
Essa quantidade de contatos sem organização trará o caos a seu processo comercial, por isso, não meça esforços sistematizar sua equipe de vendas.
10 – Utilize automação de marketing
Automação de marketing consiste em realizar ações de marketing de forma automatizada por meio de ferramentas especificas que realizam disparos de e-mails, envio de mensagens em redes sociais e sms a partir de ações especificas.
A gama de possibilidades e benefícios que a automação de marketing pode trazer para seu negócio é muito vasta. Desde a nutrição de contatos, envio de ofertas e até mesmo follow up de negociações.
E o melhor, o número de empresas que utilizam automação de marketing no Brasil ainda é muito limitado, isso significa que esta é uma oportunidade imensa para sair na frente de seus concorrentes e ainda por cima reduzir custos com ações “operacionais”
Conclusão
Atrair visitantes por meio de conteúdo relevante, converte-los em leads e engaja-los até o momento de compra é a lógica por trás do Inbound Marketing, caso tenha surgido alguma dúvida ao longo deste conteúdo, aproveite para comentar abaixo e teremos o prazer de responde-la!